Cadê você, Bernardette? - Maria Semple

Eu fiquei das sete da noite até uma da manhã lendo esse livro, e só parei porque tenho uma vida, senão teria terminado de uma vez só. Maravilhoso!!!

Sinopse

"Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita."

Basicamente

Uma mãe que resolve levar a sério aquela história de "eu ainda vou sumir dessa casa um dia". Trata-se de uma mulher forte e artística que decide abandonar tudo, fugir pra meio que tentar se encontrar. 

Porque na vida é assim mesmo, quem nunca ficou de saco cheio de tanto problema e quis sumir do mapa? A única coisa é que normalmente nossos fantasmas nos acompanham e não temos escolha a não ser encará-los. 

Dá pra parar de ler?

De jeito nenhum! Eu quase li em uma noite! A história já começa com mistério, o próprio nome do livro já traz isso. E por aí ele segue, você vai descobrindo as coisas aos poucos e não tem como parar de ler até saber o que está acontecendo, é muito viciante e bem escrito. 

Mas que surpresa!

As surpresas estão por toda a obra, cada virada de página é uma descoberta. Além disso, a escrita da autora me surpreendeu demais, é sensacional a forma ácida e dinâmica como ela escreve e se expressa tão bem. 

Genial!!!

Ah, desculpa mas eu achei genial, sim! Gostei demais da escrita da Maria Semple. Ela é roteirista, o que sempre faz com os textos sejam mais interessantes e nunca estáticos, fica meio como assistir uma série na sua cabeça. É muito bom! A autora é divina! Muito inteligente e perspicaz. 

Eu nunca choro...

Não chorei, não. Mesmo nas partes mais emocionantes, mesmo nas partes mais engraçadas, não chorei de rir nem de emoção. Mas tudo bem, eu nunca choro, e acho que essa nem é a proposta do livro também. 

Quero ler outros livros do autor?

Com certeza, já está no meu kindle o próximo livro da Maria Semple que vou ler. Em breve escrevo sobre ele por aqui, assim espero. E se ela lançar mais livros vou ler também. Já virou uma preferida minha.

Conclusão

Cadê você, Bernardette é maravilhoso. o jeito que a autora escreve é muito engraçado. Tudo bem, é um monte de "white people's problem"? sim. Mas trás muitos questionamentos sobre o papel da mulher, saúde mental, família, sonhos, mistério...

O livro é muito criativo, a história toda é contada por emails, bilhetes, revistas, seria um livro epistolar? Deve ser, não entendo muito disso. Mas o fato é que a autora é muito engraçada, o livro me lembrou um pouco a Tati Bernardi, porque é a única referência que tenho de textos assim mais ácidos e irônicos, mas com certeza não é uma boa comparação já que a autora é mil vezes melhor. 

(Também me lembrou Daisy Jones, só que bom. hehehehe...)

Impressionante como Maria Semple consegue deixar um mistério no ar pelo livro inteiro, a dopamina vai à mil, você não consegue parar de ler, você tem que saber o que está acontecendo, e no meio do caminho você vai se divertindo tanto, os personagens são tão sagazes e engraçados, alguns são um pouco clichês mas mesmo assim é bom demais de ler a parte deles, é satisfatório ver eles se ferrando. 

No final, temos plot twist. Você leva uma bela tabefe na cara, por julgar as pessoas. É isso que a autora te entrega, além da satisfação de uma leitura alucinadamente agradável. Eu amei!!!

Sobre o Filme parido do livro


Eu não gostei muito do filme, não. Acho que não superou a obra escrita. Apesar de o elenco ser maravilhoso, acredito que o roteiro ficou fraco, meio confuso e chato. Enfim, nada é perfeito. Prefiro o livro, como sempre!!!


* Meus bizarros critérios de avaliação, caso queira entender







22 Comentarios

  1. Quem nunca quis dar uma sumida do mapa, não é mesmo? Hahaha! Adorei a premissa, o livro parece ser misterioso e engraçado, fiquei curiosa para descobrir onde está Bernadette! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi
    que bom que gostou da leitura e que não conseguia parar de ler, parece uma história legal mesmo, pena que não curtiu muito o filme.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, um livro que garante virar a noite lendo? Preciso. Gostei muito da resenha, fiquei totalmente curiosa sobre o livro.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro, acho que preciso ,Cadê você?
    Quem nunca quis fugir?

    Beijinhos 💐

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas parece super legal. Já anotei aqui para ler porque parece que é o tipo de leitura que vou adorar fazer.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu queria ler esse livro quando saiu o filme mas acabei deixando passar, que bom que foi uma experiência maravilhosa para você!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!!!
    Vejo esse livro pela amazon já faz um tempo, mas nunca parei realmente para ler sinopse e opiniões. Acho que devo dar uma chance e esquecer o filme, mesmo gostando da Cate Blanchett!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu simplesmente amei a sugestão :D fiquei bem curiosa, irei ler com certeza

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Poxa, que pena que o filme não atendeu às expectativas, especialmente pelo fato do livro já ter sido pensado de forma dinâmica pela autora/roteirista.
    Achei a história bem legal e fiquei curiosa pra conferir os motivos do sumiço e se ela é encontrada no final.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adoro quando acontece isso da gente não conseguir largar o livro. Acabei de ler um suspense assim hehe. Não conhecia esse livro ainda, nem a adaptação hehe, mas vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi
    na época que o filme ia lançar eu andei vendo bastante resenhas, mas depois nunca mais tinha visto algo sobre esse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não lembro de já ter visto o livro mas achei a temática bem interessante. Creio que muitas pessoas já tiveram esse pensamento... de sumir, de ter outra vida, ou fazer tudo diferente. Fiquei curiosa pelo filme. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas já fiquei muito interessada, principalmente pelo fato de você ter ficado tão presa na leitura que não conseguia largar. O fato de trazer uma surpresa a cada nova página também é bem positivo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, como vai? Parece uma leitura bastante instigante, não é mesmo? Depois de ler sua resenha fiquei muito curioso com este livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. noooooossa, não conhecia mas me deu muita vontade de ler, eu amei!

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  16. Adorei o nome do livro porque eu tenho uma amiga que se chama Bernadette hahahha!
    E que bom que super amou a leitura, tão bom quando isso acontece :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei o nome tido e já quero ver tanto o filme quanto ler o livro

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.