Meus critérios para avaliar os livros

Cada leitor tem seus próprios critérios para avaliar os livros que lê, eu tenho alguns bem específicos que fui desenvolvendo naturalmente com o passar dos anos e das leituras.



Eu já disse que esse não é um blog de resenhas, porque tudo que eu sei dizer depois que leio um livro é se gostei muito dele ou se gostei mais ou menos. Quando não gosto da obra não termino de ler, desisto antes da metade. 

Não sou de dar estrelas ou nenhum outro tipo de pontuação para as leituras, e meus critérios que determinam se amei um livro, odiei ou "sei lá" são bem abstratos e subjetivos (lógico!). Aqui estão alguns deles:

Não querer parar de ler

Esse é um critério muito relevante, se eu não consigo largar o livro significa que estou gostando muito da história. Acho que todo mundo é assim, né? Mas não importa, esse é um dos meus critérios principais de avaliação. Porque tem livro que você até gosta, mas que não é tão difícil de largar, você consegue parar depois de um capítulo e dar uma respirada. Outros, você já sente aquela necessidade gigante de virar a página e continuar lendo, nem sente o tempo passar de tão imersa que está na história. É aquele tipo de livro que faz você entrar em flow, um estado quase meditativo de tão agradável. 

Livro que atendeu perfeitamente a esse critério: Jane Eyre - Charlotte Bronte

Surpreenda-me!

Quando a obra consegue me surpreender em algum ponto da história ou durante toda a leitura, também ganha uma boa nota na escala Miss Biblioteca de avaliação literária. Mas tem que ser uma surpresa mesmo, daquelas que você nunca tenha imaginado, ou suspeitado. 

Eu não me refiro à plot twist, tem muitas reviravoltas que você já vê chegando, você meio que intui que aquilo pode acontecer, mas a surpresa mesmo é diferente, é quando o autor te faz totalmente de besta, você nem sabe de onde veio o tapa! 

Livro que atendeu perfeitamente a esse critério: Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa

Genial!

Esse é o critério das cinco estrelas, quando eu termino de ler e penso: Genial! É quando eu amei o livro de uma forma inteiramente nova e "entusiasmante". Esse com certeza vai pra lista de melhores leituras da vida

O livro genial é aquele que ninguém tinha pensado em escrever ainda, ou aquele que é escrito de uma forma que ninguém nunca imaginou. É quando a única conclusão possível é que a pessoa que escreveu aquela história é um gênio da literatura, um mago das palavras. 

Livro que atendeu perfeitamente a esse critério: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Chorei ou não chorei

Eu não sou de chorar lendo. O livro tem que ser muito emocionante mesmo pra fazer escorrer lágrimas dos meus olhos. Sendo assim, aquele que consegue essa proeza vai ter uma boa classificação na minha escala

Eu costumo chorar mais em filmes do que com livros, acho que deve ser a música, né? Só uma observação pra mim mesma aqui. 

Livro que atendeu perfeitamente  esse critério: Os Miseráveis - Victor Hugo

Quero mais

Os livros que me fazem querer ler outras obras do autor. Mesmo que eu acabe nunca lendo mais nenhum livro dele ou dela, só o fato de sentir essa necessidade já classifica a leitura como uma ótima experiência

Livro que atendeu perfeitamente esse critério: Razões para continuar vivo - Matt Haig


A verdade é que quando a gente ama um livro a sensação é única, e conhecemos a emoção, sabemos que aquela leitura foi especial, diferente de todas as outras, e que ficou marcada para sempre na nossa história de leitor. Esse sentimento não tem como explicar, só sentindo mesmo. 

15 Comentarios

  1. Eu tb nao faço resenhas. É um gostei ou nao gostei. Acho que meus critérios sao parecidos com os seus. Fiquei pensando quais leituras se encaixam em cada classificação que vc apontou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um exercício legal de fazer, poderia classificar muitos outros mas ficaria escrevendo o post pra sempre hehehehe!

      Excluir
  2. Muitos dos posts que partilho no meu blog são as minhas opiniões referentes aos livros que leio. Umas opiniões são mais elaboradas que outras dependendo sempre da classificação. No entanto, também não partilho o meu critério de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem válido seus critérios de análise de leitura. Eu tbm se não gosto de um livro não leio.

    ResponderExcluir
  4. Seus critérios são bastante interessantes, também quando eu não gosto de um livro não termino de ler, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oie ! Acheio ótimo seus critérios, também levo muito em consideração o quanto o livro me prende, serve para séries e filmes também. Mas falando de livro, tem um que li recentemente e me deixou assim, mas achei a história juvenil, sendo que a protagonista é adulta já. O livro se chama “Confissões de uma terapeuta”
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse livro tava de graça pro kindle, né? Eu baixei ele também. Mas agora que você falou acho que vou tirar da minha lista de leitura, pq estou cansada de livros juvenis hehehehe

      Excluir
  6. Quando eu comecei escrever resenhas literárias [depois de muito reclamar desses textos...] eu fiquei pensando na avaliação literária [Quem sou eu na fila do pão... Para falar que tal leitura presta ou não?] Mas, a opinião é pessoal. Escrever uma resenha literária é um exercicio de defender a nossa opinião... Já escrevi resenhas de livros que eu não gostei e isso é um dos exercicios que mais me deixa intusiasmada.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu adoro ler resenhas :) gostei muito dos seus critérios são bem justos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Realmente cada pessoa vai ter seu critério de avaliação e como fazer isso funcionar numa resenha. Adorei saber quais são os seus, e alguns são bem semelhantes ao que eu faço com minhas leituras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Acho que livros são realmente difícil de avaliar de uma forma "totalmente objetiva". Eu me deixo levar muito pelas emoções que os mesmos me causam, então se choro, rio muito ou sou surpreendida, já ganha meu coração. Porém, alguns podem me ganhar por outros motivos. No entanto, também sei identificar livros muito bem escritos, mas que não funcionaram pra mim, por não fazerem meu estilo ou suprirem todas as minhas expectativas. Adorei saber o seu método!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ótima avaliação, ficou top!!! Eu tenho um esquema para avaliação de produtos capilares também
    Abraços,
    Alécia, do Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  11. Eu sou que nem você... não faço resenhas literárias porque quando termino um livro só sei dizer se gostei ou não. kkkkk Os critérios que você usa para avaliar os livros são bem parecidos com os meus. Eu só não posto no blog, porque não tenho muito o hábito da leitura, então leio bem pouco. :P
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  12. Gostei dos seus critérios de avaliação e principalmente das indicações das leituras que te trouxeram as mais diferentes formas de emoções.

    ResponderExcluir
  13. Gostei dos seus critérios de avaliação. Eu normalmente só dou estrelas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.