Livros para ansiosos

De vez em quando a ansiedade faz você acreditar que nunca mais vai conseguir ter uma vida normal, e ler os relatos desses autores traz alguma esperança de que nem tudo está perdido, que é possível superar essa condição e ser realmente feliz. 




Quando você sofre de um transtorno de ansiedade não são todas as pessoas que entendem pelo o que você está passando, quase ninguém consegue compreender realmente o que você está sentindo. Por isso, de vez em quando bate uma solidão. Enquanto estava nessa situação eu procurei conforto nos livros, e foi nesses exemplares que encontrei amigos que se sentiam como eu mas que, mais importante, conseguiram superar ou lidar com essa condição. 

Livros sobre pessoas ansiosas:

Diário de Uma Ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar - Beth Evans

O mais legal da Beth Evans é que, além de ela ser muito bem humorada e engraçada, ela consegue dizer exatamente como os ansiosos se sentem. Foi a autora com quem mais me identifiquei, ficava o tempo inteiro rindo e afirmando com a cabeça enquanto lia seus relatos. Portanto, nessa obra encontramos tanto a ocitocina da identificação como a serotonina de algumas risadas!  Além disso, as ilustrações são sensacionais!!!

Depois A Louca Sou Eu - Tati Bernardi

O maior benefício de ler Tati Bernardi é que ela é tão neurótica que a gente acaba achando que nem estamos tão mal assim. Esse livro também tem algumas passagens bem engraçadas e descrições criativas de como é se sentir ansiosa, mas pode dar um pouco de "gatilho".  A Tati escreve tão bem que muitas vezes conseguimos realmente sentir o que ela está descrevendo, e pra quem sabe o que são essas sensações, pode ser um pouco desconfortável. Por isso, indico essa leitura para um momento mais relaxado, quando você sabe que não vai rolar ladeira abaixo se ler algo mais "ansiogênico".

Razões Para Continuar Vivo - Matt Haig 

Esse livro é mais sobre depressão, mas também tem sua boa pitada de ansiedade, afinal as duas caminham juntinhas, amigonas elas! Matt Haig faz um relato super sincero de toda sua experiência com as duas e como o próprio nome do livro já diz, argumenta a favor da vida e da esperança. O que faz muito bem pra quem está lendo. Ele também tem outro livro, esse mais sobre ansiedade: Observações sobre um planeta nervoso. Contudo, eu gostei mais do primeiro, o segundo também é ótimo, mas fala mais sobre as redes sociais e como nossa sociedade tem nos deixado mais ansiosos. Recomendo os dois! Eu li os dois! E em breve quero ler o de ficção dele: Os Humanos. Sim! Virei fã do cara! 

Corra Para Ser Feliz - Bella Mackie

Mais uma vez temos a ansiedade agarradinha com a depressão. Nesse livro a autora conta como superou o transtorno mental com ajuda da atividade física. Eu sei bem que nosso corpo por vezes pede algum movimento, a angústia é tão grande que o que você quer mesmo é sair correndo dali, só que não é exatamente do lugar que você está fugindo, mas de você mesma. O pior, ou melhor, é que é possível se afastar de si durante um treino que acelera seu coração e foca seus pensamentos em algo que realmente interessa. É isso que a Bella Mackie apresenta nessa obra, mais uma forma de lidar com os sentimentos, e deixar o ser ansioso e deprimido que habita em nós para trás. 

 Pressa de Ser Feliz - Matheus Rocha

Matheus fala do "cotidiano de alguém que sabe ser feliz apesar da ansiedade". Era bem isso que eu estava procurando quando saí pesquisando por livros de ansiosos para ansiosos, uma esperança de que dá pra viver assim. Nessa obra o autor reuniu crônicas sobre sua vida, suas paixões e como acredita que o mundo pode ser um lugar legal para se viver. É por meio da felicidade que ele tenta lidar com as loucuras da vida. O livro é um verdadeiro abraço no leitor ansioso, pois nos mostra como (aos poucos) podemos ser mais capazes do que imaginamos.


Todos os autores deixam bem claro que nenhum deles se livrou completamente da ansiedade, até porque isso é impossível. A ansiedade faz parte da nossa vida, precisamos dela para sobrevivermos, para lidar com os perigos que existem na realidade e não só nas nossas mentes. O que esses escritores relatam é a forma como eles conseguiram conviver com ela, como alcançaram uma estratégia para lidar melhor com seus sentimentos ao invés de ser consumidos por eles. 

Ler esses tipos de relatos quando se está passando por um problema parecido é muito reconfortante. A ansiedade consome nosso cotidiano de uma forma que você acha que nunca mais vai conseguir viver uma vida normal, e quando percebe que outras pessoas já passaram por tudo que você está passando agora e conseguiram sair dessa, desperta um sentimento de esperança que é essencial para a melhora do transtorno de ansiedade. Esses autores me fizeram acreditar que existe uma luz no fim do túnel, que nem tudo está perdido, que se eles conseguiram eu também posso conseguir. Todos nós podemos!








11 Comentarios

  1. Maravilhosos os livros para os ansiosos, é sempre bom ter uma ajuda, e livros são essenciais nessa hora quando se fala do assunto, verdade nem tudo está perdido, todos nós podemos, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, até salvei pra comprar algum desses livros depois. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei as sugestões 🙂 com certeza irei ler todos, sei muito bem o que ter ansiedade

    ResponderExcluir
  4. Já vi sobre o da Tati Bernadi, mas nunca li, achei a lista top e já anotei aqui no app de leitura

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as dicas, eu usava a corrida para controlar a ansiedade, aí veio a pandemia, o isolamento, e lá veio ela de novo. Realmente, não é fácil.

    ResponderExcluir
  6. indicações perfeitas
    preciso ler
    sou extremamente ansiosa

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa ansiosa,com certeza esses diversos títulos sobre o assunto vai me fazer me sentir melhor.Já vou procurar conhecer melhor alguns deles.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu tenho transtorno de ansiedade, então sei como é conviver com isso. Consigo controlar um pouco com a medicação e terapia, mas é algo que não nos livramos por completo. Gosto bastante de ler obras que trazem personagens ansiosos, então já amei essa dica de livros. Ainda não li nenhum, mas já quero.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho transtorno de ansiedade que fui adiquirindo com o tempo... Mesmo assim, não consigo levar esses livros de auto ajuda a sério [Sou formada em Psicologia]. Porém a leitura de diferentes generos tem me confortado bastante nesses dias...

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camyli. Não são livros de auto ajuda, são relatos de pessoas que conseguiram lidar com a ansiedade. ACho que você poderia gostar desses, dá uma chance! bjk

      Excluir

Tecnologia do Blogger.