Receita Para Ser Uma Pessoa Ansiosa

Hoje vou ensinar pessoas que dizem que são ansiosas, mas só tem uma ansiedade normal, a como ser patologicamente ansiosa de verdade*. 



Tenha pais super protetores

Ter pais que te protegem de tudo, mesmo quando algo não tem tanto perigo, que te mimam e fazem tudo por você, tem como consequência uma crença de que você é um ser humano extremamente frágil e por isso precisa de tanta proteção. Quando você crescer vai sentir que não tem capacidade para nada e que o mundo é um lugar nocivo e perigoso. Esses ingredientes vão fazer com que você esteja sempre em estado de alerta, ou seja, eternamente ansioso!  

Seja muito elogiado na infância

Quando você é muito elogiado na infância cria em sua cabecinha em formação a crença de que tem sempre que alcançar a perfeição para que as pessoas gostem de você, te aceitem. Sendo assim, se tornará uma pessoa que não gosta de se arriscar pois corre o risco de errar e todos deixarem de te amar. Misturando tudo vai conseguir um medo de fazer qualquer coisa que possa te expor e se encolher cada vez mais no seu mundinho de pânico e ansiedade.

Seja muito humilhado na infância ou vida adulta

Se você é sempre extremamente criticado e principalmente humilhado, começa a acreditar que não pode ser bom em nada, nunca. E chega mesmo a se auto sabotar para que essa crença seja real. Acredita que o mundo é um lugar onde você é extremamente julgado e que você não se encaixa em nada, em nenhum lugar, se tudo que você faz não presta você vai sempre ficar ansioso pra fazer qualquer coisa pois você nunca será bom o suficiente.

Fuja dos seus medos sempre que puder

Sempre que você sentir um fiozinho de ansiedade pra fazer qualquer coisa, não faça! Fuja, evite aquele lugar, aquelas pessoas, aquela situação. Faça tudo que estiver ao seu alcance para que a sensação de medo não apareça, e se aparecer, para que ela vá embora rapidinho. Controle tudo que estiver ao seu redor, controle o mundo, para que você nunca tenha que enfrentar a ansiedade. E com o tempo, você vai se sentir ansioso com medo de ficar ansioso.

Se estresse bastante

Trabalhe, estude, ou viva em um lugar horrível. Com pessoas tóxicas e tarefas impossíveis de serem realizadas. Vá suportando o estresse mesmo se ele te deixar doente, e nem pense em comer bem ou praticar exercícios físicos! Yoga e meditação também são péssimas escolhas para quem quer ser ansioso. 

Tome ansiolíticos de forma exagerada 

Olha que legal: tomando calmantes toda vez que achar que vai ficar ansioso ou pra evitar ficar ansioso, ou toda noite antes de dormir****, além de uma bela ansiedade você também vai conseguir um vício em remédios sensacional! Tomar um comprimido pra controlar uma crise é uma coisa, mas tomar ansiolítico descontroladamente é outra, a segunda vai fazer sua ansiedade crescer como um bolo que levou muito fermento! Calmantes usados de forma incorreta são a receita certa para quem quer desenvolver uma ansiedade top!

Nunca faça terapia!

Terapia é um perigo para quem quer ter um transtorno de ansiedade, principalmente a terapia cognitivo comportamental, que acaba com todas essas crenças relatadas anteriormente e que você fez tanto esforço pra criar nessa sua cabecinha sensata***. A terapia faz você usar a parte do cérebro que pensa e raciocina quando você quer é que seu sistema límbico te governe por inteiro, que suas emoções, principalmente de medo, tomem conta de sua alma! Nada de psicólogos ou psiquiatras para quem quer ser ansioso.

Tenha genes pré dispostos à doença mental

Contudo, querido falso ansioso, você talvez não tenha o trunfo maior da ansiedade raiz: os genes cagados da doença mental. Ter uma família de loucos é o melhor jeito de se tornar um transtornado na vida adulta. Mas cuidado! Algumas vezes, mesmo você tento o DNA da ansiedade, se levar um vida saudável, com exercícios regulares, alimentação correta, meditação, vida social ou coisas do tipo, pode ser que os genes não se manifestem. Portanto, trate de seguir as recomendações acima se quiser realmente desenvolver ansiedade ou ter umas crises de pânico de vez em quando!


É isso! Se alguém se lembrar de mais alguma recomendação para ansiosos normais desenvolverem um transtorno e finalmente poderem se gabar de não viver sem remédios**, deixe aí nos comentários!

Sobre sentir ansiedade

Ter ansiedade é muito bom, ela evita que você se machuque, que corra perigo, que se mate por não tomar cuidado ao chegar perto de um lugar alto, por exemplo. Quando você quer muito fazer ou ganhar alguma coisa, sentir o coração disparado ao ver o amor da sua vida, tudo isso é estar ansioso. Essa ansiedade faz bem para o ser humano e vem acompanhando nossa espécie desde que saímos da África. Não confunda a ansiedade saudável com o transtorno de ansiedade, os verdadeiros "transtornados" ficam chateados com isso, pois na maioria das vezes, pessoas que só sentem essa ansiedade normal não levam a sério, não acreditam que os ansiosos estão mesmo em sofrimento, porque não sabem como é se sentir assim, e acabam dizendo os famosos "isso não é nada" "É só se acalmar" "Falta de Deus" e por aí vai. Não seja uma dessas pessoas!!!





*Esse post contém (muita) ironia. 

**Tomar remédios é necessário e ninguém deve se envergonhar disso

***Faça terapia! Sendo um ansioso patológico ou não. Terapia não tem contra indicações!

**** Consulte um psiquiatra e tome remédios da forma que o médico indicar






16 Comentarios

  1. Muitas pessoas não gostam de ser ansiosas, eu sempre tento fugir dos meus medos, anotado aqui a receita bjs.

    ResponderExcluir
  2. Acho que muitas vezes confundimos o que é normal e o que é doença. Meu médico me disse que casos de ansiedade vão surgir no meio dessa pandemia, é um dos efeitos do que estamos vivenciando mas temos que procurar tirar o foco e continuar a vida nesse novo normal.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito ser ansiosa, pois me impede de dormir e começo a comer desesperadamente. Mas faço de tudo para enfrentar meus medos.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Socorro, esse post tá bom demais! Amei toda essa ironia (dessa forma senti que doeu menos ler certas verdades hehehe)

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus essa postagem veio na hora exata.
    Sou uma mãe super protetora e isso ta prejudicando muito oS meus filhos,inclusive a ansiedade que dles têm.

    ResponderExcluir
  6. A ansiedade é a doença do seculo, principalmente agora na pandemia.

    ResponderExcluir
  7. Eu faço terapia, consulto um psiquiatra, e realmente só ter fé não adianta quando o problema é físico e não espiritual!

    ResponderExcluir
  8. Tive pais super protetores e me tornei uma pessoa insegura e medrosa. Quanto à ansiedade, penso que aprendi a controlar graças à meditação.

    ResponderExcluir
  9. Que post enriquecedor. Obrigada por compartilhar. Me identifiquei em alguns pontos e preciso muito melhorar.

    ResponderExcluir
  10. Sou uma pessoa bastante ansiosa esta em nível que esta afetando minha pressão ... eu não acho que a maioria das pessoas tem a ansiedade normal como dizem por aí, até por que ela é um dos primeiros sintomas da depressão sendo esta a doença do século, * ----------*, mas vai que alguem leva isso a sério?

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Ser ansioso é horrivel, cheguei ao ponto onde tiver que tomar ansiolíticos... Mas graças a Deus estou bem melhor hoje

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhoso! Amei demais esse tom de ironia que você trouxe, pois mostrou de forma bem clara como as pessoas acham que ansiedade é algo normal e que todo mundo tem. No meio do ano passado fui diagnosticada com transtorno fóbico-ansioso e desde então tomo remédio e faço terapia. Arrasou no post!

    ResponderExcluir
  13. Realmente vivemos num mundo hoje que acredito que tudo pode levar a ansiedade, mas existem níveis. E deve ser tratado como doença. Se achar que tem, procurar um profissional da saúde é essencial.

    ResponderExcluir
  14. Bom este post está 5* há tanta gente neste momento que sofre de ansiedade em com ironia ajudas uma pessoa a decontrar um pouco

    ResponderExcluir
  15. Em situações complicadas, já me perguntei "será que eu estou ansiosa ~normalmente~ ou deveria procurar ajuda médica?" Qual é a fronteira? Neste último ano, já passei por altos e baixos e essa fronteira parece estar mais vezes perto. E com tanto isolamento, as vezes nem temos alguém para dar esse toque. Complicado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.