O Impulso - Ashley Audrain

Fui capturada por esse livro logo nas primeiras páginas, e terminei de ler no mesmo dia que comecei. Acho que na verdade não larguei ele em minuto nenhum! 



Isso que é devorar um livro! Eu comecei a ler essa obra e não consegui parar, mesmo! Li as 363 páginas uma seguida da outra, até terminar. Não parei pra comer, nem pra fazer xixi, passei o dia inteiro mergulhada nele, sem respirar! (exageraaaaaada...)

Sinopse

O que você faria se seus filhos não fossem quem você esperava? O impulso é o romance mais viciante do ano, uma leitura que irá questionar tudo o que assumimos sobre maternidade, sobre aquilo que devemos aos nossos filhos e sobre o que acontece quando deixamos de acreditar em mulheres cujas histórias são incômodas.

Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, calorosa e acolhedora que nunca teve. Porém, no começo exaustivo da maternidade, ela descobre que sua filha Violet não se comporta como a maioria das crianças. Ou ela estaria imaginando? Seu marido Fox está certo de que é tudo fruto do cansaço e que essa é apenas uma fase difícil.

Conforme seus medos são ignorados, Blythe começa a duvidar da própria sanidade. Mas quando nasce Sam, o segundo filho do casal, a experiência de Blythe é completamente diferente, e até Violet parece se dar bem com o irmãozinho. Bem no momento em que a vida parecia estar finalmente se ajustando, um grave acidente faz tudo sair dos trilhos, e Blythe é obrigada a confrontar a verdade.

Neste eletrizante romance de estreia, Ashley Audrain escreve com maestria sobre o que os laços de família escondem e os dilemas invisíveis da maternidade, nos convidando a refletir: até onde precisamos ir para questionar aquilo em que acreditamos?

Minha leitura

O Impulso conta a história de três mulheres da mesma família e a relação entre elas e a maternidade. E não se trata de uma história bonita, é só sofrimento. Desde a avó até a protagonista do livro, temos histórias complicadas e um pouco assustadoras sobre a relação mãe e filha

Eu gostei muito da maneira como Ashley Audrain escreve, é como se fosse um livro inteiro escrito para uma única pessoa, é um lado da história, mas é muito angustiante. Isso te prende de um jeito, tanto a forma da escrita quanto o enredo, faz com que você não consiga parar de virar as páginas, e como os capítulos são curtos, você nem percebe que já está aprisionado pela autora e que não vai largar essa leitura tão cedo.

Todo mistério gira em torno da menina, filha da protagonista, que deixa a gente com a pulga atrás da orelha. A história em si não tem nenhuma novidade, nunca li "Precisamos falar sobre Kevin" mas dizem que é bem parecido. Só que pra mim o que pegou foi mesmo a narrativa, a forma de contar a história foi muito instigante e eu tinha que saber o final

Amei a parte em que a personagem principal relata como estava sendo sua gravidez e pós parto, pois me identifiquei completamente. O que é bem bizarro, levando em conta que o livro é bastante sinistro. Mas o fato é que a maternidade não é só maravilhosa como todo mundo pinta, e quando qualquer autora tem coragem de expor o que as mães sentem mas não se atrevem a dizer, pra mim já é um grande alívio. 

Contudo, não devemos deixar de lado o papel dos personagens masculinos na história, parece que eles são sempre os mesmos, que se repetem, agem do mesmo jeito em relação a suas filhas, sempre protegendo e sendo uma tabua de salvação, ou são simplesmente enganados?  A verdade é que de geração em geração a história meio que se repete, culminando em um final revelador!

O grande trunfo de O Impulso é que você quer saber se a possibilidade apresentada no decorrer da leitura é verdadeira ou não. Será que é isso mesmo? A própria protagonista se questiona o tempo inteiro também, não é a toa que você quer chegar logo no fim, você quer saber! E sim, no final temos a resposta. Se bem que, se você levar em conta que a narrativa toda parte de um único ponto de vista, há margens para dúvidas, mas eu acho que ficou tudo muito claro no final, principalmente por toda história de vida que foi relatada, os genes podem explicar muitas coisas!

Uma pequena reflexão

Estou em um momento de dificuldade literária. Entrei nessa leitura conjunta de O Tempo e o Vento e não consigo pegar o segundo livro pra ler, não está sendo tão agradável como o primeiro volume, portanto desconfio que a leitura do livro da Ashley Audrain, da forma que foi, pode ter sido uma espécie de procrastinação produtiva.

A que ponto pode chegar um leitor procrastinador? Para não ler a obra que deveria estar lendo, ele lê outro livro inteirinho em um único dia! Foi o que eu fiz. Contudo, isso não desmerece o valor da leitura, foi uma experiência muito boa, sim! Talvez em outro momento eu não leria O Impulso em um dia, mas com certeza não levaria mais de três, a narrativa faz realmente você devorar as páginas. 

O Impulso é um livro muito fácil de ler, muito fácil de gostar e mais fácil ainda de te prender, mas não é um livro leve, a história é bem pesada e sinistra, ainda assim Ashley Audrain consegue fazer com que seja uma leitura agradável! O mérito é todinho da autora! 




10 Comentarios

  1. Nossa fiquei realmente curiosa pra descobrir o quão sinistro esse livro é, não costumo realizar leitura dessa categoria, mas com seu review me despertou muito interesse, ainda mais lendo tudo em um só dia. Obrigada por compartilhar bjs

    ResponderExcluir
  2. Em um dia vc o leu? Puxa isso que é devorar um livro. Deve ter sido super envolvente a leitura. Gostei de saber!

    ResponderExcluir
  3. estou precisando devorar alguns livros hahaa
    esse eu ainda não conhecia
    já coloquei na listinha, adorei!

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 a história é bem interessante, já quero ler

    ResponderExcluir
  5. Se eu ficar assim com um livro sem parar pra comer ou fazer xixi eu desmaio kkkk Sou frágil.
    Mas é tão gostoso quando isso acontece, quando o livro ou até série pega a gente de jeito ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Estou doida para ler esse livro pois só vejo comentários positivos, e fala sobre um assunto atual que é não romantização da maternidade. Vai ser curiosa ver isso numa perspectiva de ficção. Mega curiosa com a obra. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá realmente a historia deve ser muito bom de se ler e manter animado pra devorar o livro, você o leu em um dia. fiquei curiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro tem um tempo e gostei bastante também. A escrita da Ashley é simplesmente viciante. Realmente, conforme eu lia, mais eu queria saber se aquilo era real, tipo sempre acreditei na palavra da blythe, mas ai em um determinado momente eu vi a blythe confusa e meio que fiquei desconfiada se o que ela tinha contado era da cabeça dela, mas com aquele final, nossa, sem chance para qualquer duvida. Fiquei chocada. Entendo perfeitamente porque ele já saiu com a promessa de um filme

    ResponderExcluir
  10. Né? Esse livro prende a gente pela curiosidade!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.