O que o kindle fez comigo

O kindle é o zoom da biblioteca, o whatsapp da pandemia literária, o contato virtual com o objeto livro. 

As pessoas dizem que leem mais rápido e mais livros com o e-reader, no começo eu não consegui perceber isso, pelo contrário, achava que estava lendo mais devagar e menos, mas o que percebi foi que o kindle intensificou a minha procrastinação produtiva.

A Arte da Procrastinação Produtiva

É quando você faz um zilhão de outras coisas menos o que você realmente tem que fazer. Porém, o que você faz tem alguma serventia, não se trata de ficar "morgando" ou assistindo série, você faz algo que precisava realmente fazer, mas não agora. 

Então é uma procrastinação, mas ela é produtiva, você colhe frutos dela, produz algo, mesmo não sendo o que você deveria estar produzindo. Portanto, não é de todo ruim. 

Comprei um kindle e olha no que deu! 

De algum jeito, eu acho mais fácil ler um livro inteiro rapidamente no e-reader, talvez  pela disponibilidade do exemplar, não preciso ir até a biblioteca ou livraria , eu posso ter nas minhas mãos praticamente qualquer livro que eu quiser instantaneamente. Sendo assim, uma obra que não me desperta muito interesse mas tenho certa curiosidade, eu baixo pro kindle, mas se eu tivesse que adquirir pra ler, provavelmente não compraria. 

É assim que eu leio livros como "Fazendo as pazes com o corpo" da Daiana Garbin, obra que normalmente não compraria pra ler, se de repente tivesse na biblioteca pública eu até poderia pegar emprestado, mas gastar dinheiro com ele não seria uma possibilidade pra mim.

Só que no e-reader, eu uso livros desse tipo pra procrastinar a leitura da vez. Foi isso que o kindle fez comigo

Possíveis motivos para as pessoas dizerem que leem mais no kindle

As pessoas aumentam o tamanho da letra e assim viram as páginas mais rapidamente por isso acham que estão lendo mais.

Dá pra levar o aparelhinho pra qualquer lugar porque ele é leve, então você acaba lendo mais do que um livro físico pesado que você só pega quando está em casa.

A novidade de ter e-reader acaba dando mais motivação pra ler e usar o brinquedinho.

Gostei no kindle

  • Possibilidade de ler muitos livros de graça
  • Realmente é muito leve
  • Dá pra ler no escuro sem precisar ligar luz ou abajur

Odiei no kindle

  • Não dá pra cheirar o livro
  • Não dá pra folhear
  • Não dá pra voltar as páginas com rapidez pra verificar alguma coisa sobre a história como fazemos com o livro físico*
  • Não dá pra anotar com lápis, marcador ou colocar flag (ele tem a marcação e anotação mas é preto e branco, chato e feio!)
  • Já disse que não dá pra folhear?
  • Não dá pra abraçar o livro, é como querer abraçar uma pessoa e ter que se contentar com uma vídeo chamada.

A internet salvou a humanidade durante a quarentena do corona vírus. Sem ela não teríamos contato algum com as pessoas que amamos. A tecnologia ajuda demais a gente, tem suas milhares de vantagens, mas falta uma coisinha: o objeto real.

O mesmo acontece com o kindle. Ele é útil, facilita a vida do leitor em vários aspectos. Mas falta alguma coisa, ele não atende à todos os sentidos do ser humano. Falta o aroma, falta o tato, da mesma maneira que por uma chamada de vídeo não conseguimos sentir o cheiro e abraçar nossos amigos e parentes, no e-reader não sentimos o livro como um todo. 

O mesmo vale para a música virtual, você não sente o disco, a fita, ou o cd. Não existe aquele ritual de tirar da capa, colocar pra tocar, apertar o play... 

Não me entenda mal, vale a pena e são maravilhosas as mídias virtuais, a emoção proporcionada por todas essas formas de arte estão lá, tão intensas como nos seus correspondentes físicos, mas pra quem viveu a realidade do toque, um holograma nunca será suficiente.

Foi isso que concluí sobre o kindle: é uma ótima, útil e prática experiência incompleta de leitura. 


* Sabe quando tem uma parte da história que volta a ser importante lá pro fim do livro, mas no começo da leitura você não deu muita atenção e portanto não marcou a passagem? Pois é, só que você instintivamente sabe mais ou menos em que parte do livro aquele acontecimento está, e folheando pode voltar lá pra conferir. No kindle, você não tem essa noção, e nem disposição pra ficar tocando a tela até encontrar a parte específica, ou seja, não dá pra folhear o e-reader!

14 Comentarios

  1. Entendi seu ponto de vista e concordo 50% hahahaha Mas acho que a experiência da leitura se sobrepõe à experiência física. Ou, então, que a experiência física é mais uma possibilidade que se soma à experiência da leitura. Por isso que textos acadêmicos, eu faço questão de ter livro físico. No caso de artigos, eu imprimia todos. Porque a experiência física de grifar, rabiscar, escrever do lado adiciona bastante. Mas leituras corridas, narrativas... Nossa, quase 100% das vezes prefiro toda a praticidade do Kindle. Mas adorei seu texto. Principalmente as comparações do início "O kindle é o zoom da biblioteca, o whatsapp da pandemia literária, o contato virtual com o objeto livro."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Obrigada! Eu faço exatamente como você. Livros que quero marcar eu compro físico e os pra pura diversão eu leio no kindle. Bj grande!!!

      Excluir
  2. Achei muito interessante o Kindle ele tem boas vantagens e algumas desvantagens, gostei de saber mais sobre ele bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu uso meu kindle, como uma primeira experiência alguns livros, muitos deles gosto tanto que acabo por adquirir a versão fisica, foi o caso de Torto Arado, Medicina de Horreres e outros...
    Sem dúvida é muito prático e uma ótima companhia para viagens.bjus.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma apaixonada por livros físicos, mas tenho pensado em comprar um kindle para quando for viajar, lendo o teu post fiquei pensando como será a minha relação com ele.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu comprei um kindle também, mas eu gosto mais do livro físico. Mas uso muito o kindle 😉

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma ótima experiência , mais ainda não me arrisquei , ainda estou apegada aos livros físicos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu já tive um kindle mas senti que a experiência nunca foi igual ao de um livro físico. Resultando vendi meu kindle, e fiquei só com os livros físicos. Ainda sinto que sou adaptada a eles hehehehe Adorei o post e a criatividade do mesmo, exaltando ainda assim os prós e contras de ter um. Excelente postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse método para leitura,achei super válido,mas ainda prefiro o livro físico.Mas a tecnologia tem facilitado muito para quem quer praticidade.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou doida para comprar um para mim

    ResponderExcluir
  10. Eu sou do time que prefere livros físicos exatamente pelos motivos listados: cheiro de livro, manuseio, poder fazer anotações e encontrá-las rápido. Mas não dá para negar que para levar em uma viagem, por exemplo, o Kindle é mto melhor!

    ResponderExcluir
  11. achei curiosa, mas despertou a vontade de ler

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Gostei de saber um pouco da sua experiência com o kindle, mas confesso que tenho uma bem diferente. Comigo, realmente o kindle aumentou a quantidade de livros que leio, porque acho mais prático segurar o kindle do que um livro físico, além do fato dele poder ser levado para qualquer lugar e da facilidade pra trocar de leitura, caso alguma não esteja rendendo. Hoje em dia, com o Kindle, leio mais de 10 livros por mês! Não sinto falta dos aspectos negativos que citou, mas isso varia de pessoa para pessoa mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu também sou "team papel e lombada"... Mas, eu acho que os rituais mudam com o passar do tempo... Eu começei a fotografar os meus livros para o blog /instagram e eu gosto de vizualizar a arte eos "E-readers: " não facilitam muito isso... E a fotografia com o Kindle fica complicado

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.