Jane Eyre - Charlotte Brontë

Quase que eu não leio esse livro. Não tinha vontade, nunca despertou minha curiosidade ou interesse. Não sabia o que estaria perdendo...



Que livro sensacional! Parece que a personagem, Jane, arranjou uma máquina do tempo e viajou para época vitoriana porque o pensamento dela é muito feminista e atual. Ela queria ser independente e não deixava se levar pelas emoções, porém sem deixar de ser sensível. 

“Não é razoável condenar as mulheres ou rir delas, se elas querem mais do que os costumes definiram como sendo o necessário para seu sexo.”

Quando li Jane Eyre eu tinha acabado de ler Anna Karenina, tinha amado essa leitura e não achei que outro livro poderia superar o do Tolstói, mas aí veio a Charlotte Brontë pra me contrariar. Nada como uma mulher falando sobre mulheres. Respeito muito o autor russo mas a figura que ele faz da Anna Karenina e todo machismo que aparece na sua obra é o oposto do que é apresentado por Brontë. Anna era uma mulher movida pela paixão, que sim, enfrentou a sociedade da época, mas Jane foi mais forte. Acredito que por ter sido escrita por uma mulher Jane meio que realizava todos os desejos de uma mulher da época, que se não podia fazer nada daquilo na realidade se realizava na ficção. Já Anna, como foi escrita por um homem, foi castigada por sua tentativa de liberdade, a punição que demonstra todo o machismo da obra. 

“Supõe-se que as mulheres devem ser bem calmas, geralmente, mas elas sentem o mesmo que os homens.”

A forma como a autora engana a gente é maravilhosa, eu não desconfiava nem um pouco daquela cigana, do segredo de Rochester, e tudo que acontece depois... Eu adoro quando um livro me surpreende, e Jane Eyre faz isso mais de uma vez. E quando você pensa que não tem mais páginas suficientes para outra surpresa, vem aquele final!

“Sabe-se muito bem que é dificílimo erradicar preconceitos dos corações cujos solos nunca foram revolvidos ou fertilizados pela educação: preconceitos crescem ali firmes como erva daninha entre pedras.”

Ler esse livro me deixou muito feliz. Eu sentia mesmo uma satisfação no momento da leitura, queria que esse livro não acabasse nunca. Agora fica a sensação de "será que vou ler outro livro tão bom quanto esse na vida"? 





25 Comentarios

  1. Eu gosto muito de Anna Karenina (apesar do conteúdo machista questionável) e agora você me deixou com vontade de ler Jane Eyre! Adorei a resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara, tudo bem?
    Confesso que não costumo ler clássicos, mas você me deixou com curiosidade sobre Jane Eyre. Saber dessa perspectiva feminista super a frente de seu tempo me deixou intrigada e animada. Nada como mulheres falando sobre mulheres, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse livro estava na minha meta de leitura do ano passado, mas acabei não lendo. Que bom que foi uma ótima experiência para você.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o livro te deixou feliz, é muito gratificante quando lemos um livro ele nos faz bem, livros bons deixa boas experiências, gostei demais da resenha bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oie, a personagem parece maravilhosa. Tenho certeza que o livro foi um desafio para a época e espero ler um dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar sobre esse livro, mas tenho dificuldade com essas leituras mais clássicas. Pelo que você falou esse parece ser um livro muito bom. Vou colocar na minha listinha! Gostei muito da sua resenha.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que gostou da leitura, dessa autora nunca li nada e confesso que não tenho por enquanto em ler, mas quem sabe um dia, as historias dela parecem ser boas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, não conheço, nas deve ser um bom livro.
    Tenho um projeto de leitura para o próximo ano.

    Tenha um feliz domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Ganhei uma edição muito linda deste livro e quero poder ler em breve. Não leio muitos clássicos, mas este quero conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender. Uma das melhores leituras da vida!!!

      Excluir
  10. Olá,
    Achei muito legal essa comparação entre os dois livros, um escrito por um homem e outro por uma mulher. Eu já percebi isso antes, já vi essa diferença de tratamento entre os dois pontos de vista em alguns livros que li. Mas acredito que esse seja um livro que eu não leria porque já vi que esses romances de costume não são para mim. Prefiro os escritos por agora hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que maravilha :) eu simplesmente amei a sugestão, a história é bem interessante

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Ah, eu tenho duas edições desse livro mas ainda não consegui tempo para ler acredita? Recentemente descobri o filme e assisti um pedaço e gostei bastante da ambientação, edição de imagem, e da história. Creio que vá gostar do livro também. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Que livro interessante! Eu não gosto muito dessa vibe antiga ou vitoriana, mas achei muito boa essa parte que mostra o feminismo na época com essa personagem principal.
    E que bom que gostou do livro, é tão bom ler/assistir/fazer algo que nos deixa feliz! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei a frase que as mulheres tem que ser calma, muitas vezes sentimentos são invalidados
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Esse é um clássico que está na minha lista há muito tempo, porque só vejo muitos elogios a respeito, o que me anima demais. Acho que vou adorar esse livro quando ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Caraca! Sua animação com a leitura me deixou realmente com vontade de conhecer.

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie Miss, tudo bem?

    Nossa depois dessa resenha já até separei o livro aqui para ser uma das minhas próximas leituras. Confesso que amo as irmãs Bronte e peguei um box de todos os livros delas. Espero que em breve possa ler e ter a mesma sensação que você.

    Amei demais sua resenha. Beijinhos, Tham.
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Amei a sua resenha, fiquei empolgada para ler. também não tinha criado expectativa nesse livro mas fiquei mega empolgada e curiosa para ler esse livro.
    Dica mais que anotada e já pensando em passar esse livro na frente de outros.
    Beijos


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee, eu tenho bastante curiosidade sobre esse livro. Um amiga leu e me falou tão bem dele!
    Esse ano comecei minha jornada de leitura pelos clássicos. Pretendo ler esse assim que tiver oportunidade

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falar do livro, mas nunca li. Parece ser uma leitura fantástica! Eu tenho uma grande dificuldade em ler clássicos, mas preciso tentar mais. Já coloquei na minha listinha.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  21. Oi Clara, tudo bem?
    Passando aqui novamente pra agradecer seu comentário e desejar bom finde ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Oi Clara, tudo bem?
    Oi de novo! rs
    Vim te agradecer pela visita e desejar uma ótima semana :)
    Boas leituras!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  23. Jane Eyre é um dos meus livros do coração! ♥

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.