Anna Karenina - Liev Tolstói

Mais um livro clássico que me surpreendeu demais.


O romance escrito por Liev Tolstói fala sobre famílias, mais especificamente sobre uma família em decadência e a outra em construção. Mas o mais interessante da história toda é a forma como ele apresenta os personagens, como todos são o que realmente são, sem enfeites, são puramente humanos.  

Isso é tão evidente na trama que eu, e muitos outros leitores, não consegui gostar de nenhum personagem em especial. Uma hora você ama um, depois passa a odiar o dito cujo, em outra hora tem dó daquele que odiou e amor ao que odiava. É uma maravilha! 

Eu gostei bastante dessa leitura, não conseguia parar de ler. Você olha para o tamanho desse calhamaço, escrito por um autor consagrado como Tolstói, e acha que não será capaz de ler isso tudo, que deve ser muito difícil! Nada, bobo! É muito fácil de ler, é como assistir a uma novela das seis. Quando você se dá conta já chegou na próxima parte e não tem nenhuma vontade de fechar o livro.

Muitas pessoas não conseguem gostar da personagem que dá nome à obra. Na verdade, os leitores costumam ficar divididos entre aqueles que a odeiam e aqueles que se compadecem dela. Eu confesso que senti as duas coisas, mas no final senti mesmo foi dó. Hoje posso compreender o comportamento dela, mesmo não concordando com algumas atitudes, ela é uma mulher que sofreu muito, e não deu conta de suportar toda essa dor, como fez por exemplo Dolly. Ela também não tinha uma vida nada fácil, sofreu bastante, mas conseguiu lidar com tudo isso da melhor forma possível. 

Quanto à Liévin, fiquei um pouco decepcionada com ele. Em uma parte da história eu gostava muito dele e odiava Anna, mas no final, passei a compreender Anna e me revoltei com Liévin. Achava que ele teria um final mais corajoso, mas toda crise existencial por qual passou não o levou a nada. Mas talvez quem esteja falando aqui seja meu preconceito religioso e não a leitora. 

Em momentos de isolamento, ficar longe de pessoas que amamos e de amigos que nos distraem faz muita falta, não é a toa que Karenina não queria ficar sozinha na fazenda longe de Vronski e da sociedade russa, a solidão pode fazer mesmo as pessoas enlouquecerem, perderem o rumo. Foi isso que aconteceu com Anna ao ser expulsa do convívio social de seus pares, e como muita gente fez durante a quarentena, ela se dopou e se afundou na mais profunda tristeza e paranóia. 

Em pleno 2022 estamos matando pessoas por preconceito e ignorância, destruindo o planeta que é nossa casa, e ainda somos muito machistas, pois ao lermos uma obra como essa continuamos julgando as mulheres desse livro da mesma forma que as pessoas que viveram naquele tempo fizeram. 

Contudo, acredito que a arte ainda tenha a capacidade de salvar nossas pobres almas. A literatura me salvou durante pandemia e tenho esperança de que os livros consigam salvar a nossa sociedade em algum momento. 

Portanto, leiam Anna Karenina!


20 Comentarios

  1. Eu li um do autor durante a faculdade, mas depois não tive mais oportunidade. Esse, por exemplo, ainda não li. Desde já estou bastante curiosa!

    Respondi seu comentário lá na minha postagem :)

    ResponderExcluir
  2. Oie, conheço pouco de suas obras e sempre fico curiosa, Essa parece incrível.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Que bom encontrar um leitura assim que cative tanto, ainda mais na pandemia
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber a sua opinião! Já tinha ouviso falar desse livro, mas nunca tive interesse em ler. Já anotei essa dica!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Já li os trabalhos do autor é maravilhoso, fiquei curiosa este ainda não li. Vou por na lista de leitura..

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu comecei a ler esse livro no Kindle, mas infelizmente achei a leitura chata e arrastada. Consegui chegar em 20 % do livro e parei. Mas como não sou de abandonar livros pretendo continuar a ler um dia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Não é o meu tipo de livro, confesso. Mas acho que gostaria de tentar ♥♥

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu li este livro faz tempo e gostaria de reler hoje com um olhar mais maduro, na época muita coisa não foi tão significativa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. a literatura também me salvou muito durante a pandemia, nossa. amei esse post! esse ano quero ler anna K, já tô com o ebook no kindle, só falta a coragem pra começar hahaha. e amo livros bem crus e reais sobre o comportamento humano, costumam ser os meus preferidos. beijo!

    kaffeina.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K, você precisa ler Anna k.!!!!! hehehehe Já estou ansiosa por sua resenha dele

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Sempre tive vontade de ler Tolstoi, mas sempre acabo passando outros livros na frente. Com relação a literatura, faz parte da minha rotina desde o colégio, não consigo me imaginar sem um livro nas mãos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Particularmente gosto bastante de ler clássicos, embora não tenho lido ultimamente. Tenho curiosidade em ler este aí. Que bom que você foi surpreendida positivamente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu amei o seu blog. Já virei leitora sua viu?! E leia sim, é ótimo!

      Excluir
  12. Confesso a você que eu nunca ouvi falar nesse, mas parece ser interessante

    ResponderExcluir
  13. Achei bem interessante esse livro e é muito bacana que mostra os personagens como pessoas mesmo, porque na vida real nós somos assim, ás vezes amamos e as vezes odiamos as pessoas, temos dó e nós mesmos fazemos coisas boas e ruins...
    Bem interessante a história! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    que bom que gostou da leitura, nunca li nada do Tolstói porém já vi muitos canais, blogs, falarem dele e seus livros parecem ser muito bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Esse é um clássico que está na minha lista de desejados, pois sempre ouço muitos comentários positivos sobre o mesmo. Toda a temática da obra desperta meu desejo e curiosidade. Espero ler em breve e ter uma ótima experiência.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero tanto ler esse livro. Eu gosto quando são vários personagens e a gente nao gosta muito de nenhum porque são todos um pouco mesquinhos. hehehehe odeio personagem perfeito.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.