Mulherzinhas - Louisa May Alcott

Acho que deveria ter lido esse livro quando era mais nova, com certeza as impressões seriam diferentes.

                                                                                      Não reparem mas minha filha "zuou" a capa do livro

 Basicamente

A história de quatro irmãs que estão passando da infância para a vida adulta. Acompanhamos o cotidiano dessa família e conhecemos as personalidades e histórias de cada uma das jovens. 

Dá pra parar de ler?

Confesso que no começo a história não me pegou muito, não. Tudo muito certinho, com lições de moral a cada frase... Mas depois a narrativa vai engrenando e coisas interessantes passam a acontecer. Em vários momentos, no entanto, me vi emperrada na leitura, acho que se não estivesse participando de um projeto para ler a obra em conjunto teria demorado muito mais pra acabar, o livro é lento feito uma brisa suave no campo. Bonito, mas às vezes fica bem chato. 

Contudo, quando terminei de ler a obra me peguei apreciando mais o início da história do que o fim, eu diria que o principio da narrativa é meio chato mas satisfatório, enquanto do meio para o final o livro te paga mais, no entanto decepciona também. 

Mas que surpresa!

Certamente, a melhor surpresa de Mulherzinhas é a personagem Jô. Ela tem a personalidade mais marcante entre as irmãs e meio que está a frente do seu tempo, como toda heroína desse tipo de livro. Por incrível que pareça Jô é a menos "mulherzinha" da história, pois "se porta como um menino", e ainda assim é a única que faz a gente querer continuar a ler, pois se dependesse das outras meninas essa obra não teria um diferencial que a fizesse se destacar entre as outras da época. 

Genial!!!

Não achei nada de genial. Entendo que é um clássico muito querido, muitos filmes feitos com base nele, mas pra mim foi só um livro que vendeu muito na época. Como um filme pipoca ou um one hit wonder da vida. 

O que mais gostei foi da força e independência feminina que é demonstrada no começo da história, desde quando a mãe fica sozinha para cuidar das filhas até o fato de cada uma exercer uma profissão e ganhar seu próprio dinheiro. Tudo bem que elas são pobres e precisam fazer isso pra sobreviver, mas a resiliência que a matriarca passa para as filhas é muito bonito e uma mensagem importante. Mas infelizmente o livro não é todo assim...



Eu nunca choro...

Não me fez chorar em momento algum. O que mais me impactou foi quando uma das meninas ficou doente mas não cheguei ao ponto de derramar lágrimas nem mesmo com tudo que aconteceu depois. O que senti bastante foi raiva e decepção com o desfecho da história de cada uma das irmãs, tive esperança até a última página mas nada saiu como eu esperava.

Quero ler outros livros do autor?

Não. Pra mim já deu. 

Conclusão (tem spoiler)

A melhor parte do livro é mesmo a rebeldia e personalidade de Jo. Acredito que tenha sido isso que fez com que o livro fosse um sucesso e se tornasse um clássico. Contudo, o que eu observei é que a autora acaba usando a personagem como o "mau exemplo", ela é a irmã que faz tudo que não se deve fazer e que acaba sendo punida diversas vezes durante seu percurso. Tudo o que Jo poderia conquistar acaba ficando para Amy, a irmã que é a mais certinha, que pensa como se exigia que uma mulher pensasse na época: "quero ser bonita para me casar com um homem rico". 

Eu fiquei muito desapontada com o fato das meninas abandonarem seus sonhos para se casar e ter filhos. É isso o que é pregado durante todo o livro, que o mais importante é a família. Eu concordo. Mas nada impede que mulheres tenham seus sonhos realizados. Dava muito bem pra Jo se casar e continuar escrevendo, ou a Amy pintando e desenhando... por que tirar isso delas? 

Nesse ponto, o filme da Greta Gerwig, faz mais justiça e traz uma explicação. Realmente não dá pra se esperar nada diferente de um livro escrito naquela época, não adiante ler querendo encontrar a realidade de nossos tempos. 

A lição de amor que a obra traz é muito bonita e relevante, então a gente procura ficar com as partes boas, mas eu odiei que a autora tenha corrigido a incorrigível Jo. Mesmo assim valeu a pena a leitura, gostei de acompanhar a história dessa família tão amorosa. 



21 Comentarios

  1. Ler bom livro e sempre bom ne, sempre que posso coloco a minha leitura em dia tambem. Beijos.
    https://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro super novinha e lembro de não ter ficado muito empolgada. Não sou sou muito referência porque nunca fui fã de literatura "de época". Teria que ler novamente, agora bem mais velha, para relembrar. E não vi o filme da Greta ainda! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não li esse livro, mas vi esses dias na lojinha da Amazon. Fiquei interessada pelo título, mas acabei não sendo pega pela sinopse. Agora você falando dele fez eu perder total o interesse, pelo menos por enquanto.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha vontade de ler, apesar das várias indicações. Até pensei em participar de uma leitura coletiva, mas tinha outros compromissos. Gosto do filme da Greta. Bjs

    ResponderExcluir
  5. eu amei a resenha, me despertou o desejo de le-lo

    ResponderExcluir
  6. pra ler clássicos a gente precisa sempre ter a disposição de entender o contexto histórico em que o livro foi escrito, né? por isso ainda não peguei mulherzinhas pra ler. já vi comentários sobre o começo ser meio chatinho e mais lento, acho que preciso ter o momento certo pra fazer essa leitura. que ainda vou realizar justamente por causa da jô (que já ouvi falarem super bem tb) e por ser um dos livros preferidos da minha autora preferida, patti smith.

    kaffeina.co

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu quero ler esse livro, eu assisti o filme e uma série baseados nesse livro e gostei do enredo, mas ainda quero ler o livro, sei que por ser um clássico vai ser um pouco mais difícil, realmente uma pena abandonarem os sonhos, mas na época que o livro foi escrito era o que a sociedade esperava das mulheres, não que hoje ainda não esperam que as mulheres se casem, mas pelo menos temos um pouco mais de liberdade para lutarmos por nossos sonhos.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Melhor coisa é ler, adoro tanto que trabalhei em bibliotecas.Parabens.Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Eu as vezes tomo muito cuidado com clássicos. Nem sempre é a época certa de lermos. Esse eu nunca li, mas entendo seus pontos. E talvez seja só um livro que vendeu bastante na época. O bom é ler e apreciar o que a narrativa quer nos mostrar :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu gostei da sugestão de livro :) é bem interessante,a temática é ótima

    ResponderExcluir
  11. Oi! Este livro está aqui faz tempo para eu ler, mas ainda não consegui conferir. Quero fazer um projeto de clássicos e incluir ele nos escolhidos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu quis muito conferir esse livro na época que deu aquele boom por causa do filme. Mas fico morrendo de medo de ler e não gostar por conta de ser uma linguagem mais antiga e difícil. Já tentei ler outros clássicos da mesma época e acabei não gostando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Ah, eu comecei a ler a versão da Zahar se não me engano, porque é linda demais, e gostei da história. Minha parte favorita é quando elas ainda são crianças, depois a história fica lenta. Minha impressão. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Eu não li o livro, mas assisti ao filme e não gostei hahahaha
    Não curto histórias de época :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Desde quando saiu o filme da Greta Gerwig fiquei querendo ler esse livro, mas fico enrolando pois não sou muito acostumada a ler clássicos muito longos, por exemplo demorei horrores para ler Os Três Mosqueteiros, e olha que me diverti bastante durante a leitura.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia essa obra, parece interessante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  17. Já li esse livro, e gostei demais
    Desse clássico.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Nunca li esse livro, mas adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Esse é um clássico que sempre escuto muitas pessoas falando bem, mas que nunca li, nem sei muito bem o porquê. Acho que assim como aconteceu com você, essa seria uma leitura melhor se tivesse feito na adolescência, por exemplo. Por enquanto, não vou procurar ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Embora seja um clássico nunca li.
    Gostei imenso deste seu espaço é muito interessante, meus parabéns.
    Irei começar a Divagar por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Estou aqui para agradecer e retribuir sua presença em minha página.
    Gostei do seu espaço, e da resenha sobre o livro que parece ser uma boa leitura.

    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.