A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig

Eu adoro os livros do Matt Haig. Desde que li Razões para continuar vivo, fiquei com vontade de ler tudo que ele escreve. Talvez pelo fato dele sempre falar sobre saúde mental, mesmo em seus livros de ficção. 


 A Biblioteca da Meia Noite conta a história de alguém que se vê diante da possibilidade de viver tudo o que deixou passar, de apagar seus arrependimentos e continuar de onde parou. 

Confesso que achei o livro um pouco cansativo em determinados momentos, acredito que o autor passou do ponto na quantidade de outras vidas que a personagem poderia viver, acaba ficando repetitivo e um pouco enfadonho. Mas isso não chega a prejudicar grandemente a leitura, e a ideia da história é muito criativa. 

Isso é outra coisa que admiro no Matt Haig, ele tem umas ideias ótimas de histórias como em Os Humanos, onde um extraterrestre chega a Terra e fala sobre nossos costumes; e Como parar o tempo, onde um professor de história é na verdade alguém imortal e que vive há muitos anos. Apesar disso, eu gosto mais dos livros onde ele fala dele mesmo e de sua relação com os transtornos mentais. Desses já li: Razões para continuar vivo, Observações sobre um planeta nervoso, e agora estou lendo aos pouquinhos O livro do Conforto. 

O que mais me encantou em A Biblioteca da Meia Noite foi esse lance de querer voltar no tempo e mudar algumas coisas no passado. Eu sempre tenho esse tipo de pensamento, "e se eu pudesse voltar no tempo e fazer tal coisa diferente?" seria maravilhoso realmente ter essa oportunidade, e o livro do Matt Haig nos remete mais ou menos à isso. 

Você já parou pra imaginar como seria sua vida se você tivesse feito algo diferente do que fez? Pra mim, o mais estranho, ou legal, disso é que eu sempre quero terminar na vida que tenho agora só que rica. Mas fico pensando que seria impossível, pois qualquer decisão diferente já me levaria para outra realidade. Aí eu decido que quero ficar nessa vida mesmo, nada de planejar maquinas do tempo, feitiços ou  portais, ainda tenho muito o que curtir com os resultados das minhas escolhas passadas. 

Não vou falar sobre a decisão da personagem do livro, mas digo que o final foi inesperado pra mim. Matt Haig é ótimo e Biblioteca da Meia Noite é uma obra que nos faz pensar sobre nossas escolhas e o que fazemos com a nossa vida. Típico livro pra ler no Natal! 


5 Comentarios

  1. Finalmente você leu esse livro !!! Essa leitura veio em uma época bastante reflexiva para mim.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É um livro bastante profundo, que faz a pessoa refletir ao ler, gostei muito do conteúdo da história bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu ainda não li nada deste autor, gostei da sugestão de leitura..

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Estou bem curiosa para ler esse livro desde o lançamento. Essa capa que acende no escuro me conquistou. Minha amiga leu antes de mim e gostou bastante. Gostei das reflexões trazidas pela autora. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Que bom que mesmo cansativo em alguns momentos, deu para tirar coisas boas do livro, bom que a soma final foi boa
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.