O ano em que disse sim - Shonda Rhime

Fazia um tempão que eu queria ler esse livro, desde que foi lançado na verdade. Sabia que seria uma ótima leitura, pois não existe possibilidade de alguém que criou tantas séries boas escrever um livro ruim. 




Eu gosto muito de Grey's Anatomy, não sou fã numero um mas é uma série que me prende a atenção e que acompanho com prazer. Portanto, ler o livro da mulher que criou esse universo parecia essencial pra mim.

Agora que eu sou muito chique e tenho um kindle, baixei vários livros pra ler e O ano em que disse sim foi um deles. Devo dizer que agora entendo quando a pessoa tem dificuldade pra escolher a próxima leitura, entre tantos livros legais que tenho pra escolher, fica difícil mesmo. Acabei optando por esse pois venho de uma leitura sobre depressão e achei que essa seria uma experiência mais alto astral.

Shonda Rhimes divide com os leitores sua decisão de aceitar os desafios da vida, enfrentar seus medos e viver de verdade ao dizer sim para convites que vivia recusando, inclusive pedidos de seus filhos. Com o passar do tempo ela vai descobrindo que essa atitude pode mudar sua vida de forma muito mais ampla do que imaginava. São os aprendizados que ela teve durante esse tempo que são relatados nessa obra.

Eu gostei bastante dessa leitura, me identifiquei totalmente com ela, também sou muito fujona e prefiro mil vezes me esconder na despensa do que enfrentar um microfone. Ela sabe bem como se sente alguém introvertido e coloca esse sentimento no livro como somente um verdadeiro espécime da introversão poderia fazer. 

O ano em que disse sim dá uma mexida na gente, uma certa chacoalhada, pelo menos pra mim foi assim. Ao ler os relatos da autora eu sentia como se ela estivesse me dizendo: "E aí? Você não vai fazer nada pra mudar a sua vida, não? Vai ficar nessa até quando? Olha aí tudo que eu fiz ao dizer sim, você tem que fazer isso também!" Me senti um pouco pressionada por Shonda Rhimes

Mas o livro não é assim, ela não fala nada disso, essa parte foi escrita pela minha própria cabeça neurótica, o que a autora faz é contar a experiência dela, e de uma forma bem engraçada e leve, o que faz com que a leitura fique ainda mais gostosa. 

Importante dizer que Shonda não fica apenas no sim pra tudo, ela também sabe a importância de dizer não, o que é bem engraçado pois parece que são duas coisas que os introvertidos têm dificuldade de dizer, sim e não, no momento certo pra cada palavra. 

Bastidores das séries também são relatados, lógico. Um dos capítulos esclareceu algo sobre Grey's Anatomy que eu sempre quis saber, era algo que me incomodava na série e que agora eu entendo porque aconteceu. 

Eu sou até suspeita pra falar sobre essa obra, pois adoro histórias de transformação. Sabe aqueles filmes tipo de cinderela que rola um makeover da personagem nerd? Eu amo! E O Ano em que disse Sim é mais ou menos isso aí só que em primeira pessoa. 

Pra mim esse livro fala sobre coragem, como é difícil mas necessário que enfrentemos nossos medos. Ficar parado escondido pode ser muito confortável mas não é viver. Posso dizer por experiência própria que ficar na zona de conforto só deixa a pessoa cada vez mais doente. A gente tem que se arriscar mesmo, falar sim, falar não, e não temer o que na verdade nunca foi uma ameaça mas sim uma oportunidade de viver melhor. 



11 Comentarios

  1. Eu tenho vontade de ler esse livro, por tudo o que o pessoal diz sobre ele! Vou ver se acho no kindle tbm, pra adicionar por lá, já que estou comprando menos livros físicos. As vezes a gente precisa de um livro pra dar aquela inspirada na gente, principalmente agora que estamos no final de um ano que foi difícil pra muita gente.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo! Você vai adorar, o jeito como a Shonda escreve é sempre uma delícia de ler!

      Excluir
  2. Que bom saber que você gostou da leitura, é um livro incrível, gostei muito de conhecer o livro, é uma ótima sugestão bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a sugestão é maravilhosa 🙂 sou uma grande fã do trabalho da Shonda Rhimes.

    ResponderExcluir
  4. Ela escreve bem mesmo, não conhecia esse O ano em que disse sim, mas gostei da sugestão
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei assistir filmes desta serie, mas ela deve ser muito boa mesmo devido ao numero de temporadas. Gostei muito desta sua abordagem por aqui da maneira de valar deste livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Vi alguns comentários sobre o livro e fiquei bem curiosa. Principalmente por ter sido escrito pela Shonda. Muitas vezes não conseguimos realizar nossos sonhos justamente porque somos inseguros e temos receio de nos arriscar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Que interessante! Esse eu nao conhecia, adorei a dica

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Acho muito importante conhecermos livros assim, que vão nos encorajar a tomar uma atitude e talvez mudar o rumo de nossas vidas. Ainda não conhecia essa obra, mas é claro que irei colocar na minha lista. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a leitura, o livro relata bastante a questão da rejeição por medo das consequências, o medo de não dar certo tbm nos impede de crescer, arriscar e conhecer até mesmo nós mesmo como ser humano. Um ótimo livre com frases q são motivacionais

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.