Torto Arado - Itamar Vieira Junior

Quando você começa a ler Torto Arado você já entende de cara porque ele é um livro tão aclamado, não tem como sair ileso das primeiras páginas.


Existem alguns livros que eu sei que são bons que eu até gostaria de ler mas que não faço questão de comprar, pelo menos não naquele momento específico. Deixo eles por conta do acaso, algo do tipo "um dia vou ler esse livro". Foi assim com Torto Arado

Quem não ouviu falar desse livro nos últimos tempos provavelmente não é leitor ou estava escondido em alguma caverna (fugindo do bolsonarismo, espero). Porque todo mundo que leu amou torto arado, foi o livro do momento, ganhou vários prêmios e fez muitos leitores felizes.

Existe um tipo de felicidade que apenas frequentadores de bibliotecas conhecem, que é aquela quando você olha para estante procurando por algo interessante pra ler e, um livro salta do meio dos outros e atinge sua retina ativando neurônios que reconhecem aquele exemplar como algo que você queria muito ler há muito tempo. A serotonina e dopamina são imediatamente liberadas e você sente um bem estar e uma alegria que te faz dar pequenos pulinhos por dentro.  

O livro do Itamar Vieira Junior estava lá esperando por mim, e quando dei de cara com ele com meus olhos brilharam e eu agarrei o exemplar antes que outra pessoa pudesse pegar. Que alegria! Finalmente eu iria ler Torto Arado

Sinopse 

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Quem já leu sabe que o começo da história dá um pouco de aflição, não sei se pra todo mundo, mas pra mim foram muitas emoções. O que já faz o leitor perceber que se começa assim não tem como a leitura ser ruim. 

Pra mim foi uma experiência de diversas emoções, desde um mal estar inicial passando por curiosidade e alegria até muita revolta e indignação. 

Entendo o sucesso que o livro fez pois realmente é muito bem escrito e traz muitos assuntos relevantes, ele não conta apenas a história dessas irmãs, ele conta a história do nosso país, e quando você tem consciência de tudo que nosso povo já sofreu e continua sofrendo, não tem como não se emocionar com essa leitura. 

É realmente uma obra que vale a pena ler e reler, com certeza será um clássico no futuro. Se é que já não é.

8 Comentarios

  1. Não li ainda, mas a história é curiosa, ainda amais sendo ambientada no nordeste
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito chamativa, ainda não li o livro, mas pela sua resenha realmente é um livro que vale a pena ler, já que o livro conta a história do nosso país, anotado aqui bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adorei a sugestão de leitura 🙂 é bem interessante, já quero ler

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar deste livro, tem a capa chamativa embora não seria uma leitura a incluir no momento.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a sua resenha, nunca tinha escutado falar. mas fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  6. que leitura maravilhosa, realmente não tem como não se encantar!

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei dos livros q sitam a cultura do Brasil. Obrigado pela resenha e a dica. Tenho que ler esse livro 👏👏👏👏👏👏👏😍

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu sempre leio comentários positivos desse livro, quem sabe algum dia eu leia, porque por enquanto não estou no modo de leitura desse gênero, que bom que curtiu.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.