O clube do livro da vergonha (Crônicas literárias ep.4)



Ontem foi um dia para esquecer. Passei uma das maiores vergonhas da minha vida. Mas, como sou uma discípula de Brene Brown, vou dividir tudo com vocês pra que fique mais leve pra mim e para que eu não pegue trauma desse momento. 

Decidi finalmente me aventurar em um grupo de leitura, afinal, sempre fui uma grande amante dos livros. Cheguei toda empolgada, pronta para compartilhar minhas opiniões sobre a leitura do mês. Mas eu não poderia estar mais enganada.

Quando chegou minha vez de falar, comecei a descrever uma cena que achei incrível, mas a expressão confusa das pessoas me deixou desorientada. Foi então que o moderador educadamente me interrompeu para informar que estávamos falando de outro livro. Eu senti meu rosto pegar fogo de vergonha, como pude ter lido o livro errado? Quem sou eu para cometer uma gafe tão grande em um grupo de leitura?

A partir daí, o encontro se tornou um verdadeiro pesadelo. Eu não conseguia me concentrar em nada que era dito, só conseguia pensar na minha tremenda gafe. Minha mente estava tão focada em minha vergonha que não consegui mais apreciar a discussão. Me senti tão idiota por não ter percebido que estava lendo o livro errado.

Não consegui me recuperar daquele momento humilhante. Ainda piorou quando, ao final do encontro, todos se despediram com aqueles olhares de "boa sorte, você vai precisar". Eu queria me enterrar em algum buraco e nunca mais sair de lá. Fui para casa me questionando se deveria voltar ao grupo de leitura algum dia.

Foi uma experiência terrível, não sei como consegui cometer um erro tão primário. Minha mente ainda não consegue entender como pude confundir livros tão diferentes. Mas agora, o dano já está feito. Eu não sei se terei coragem de voltar a um grupo de leitura depois disso.

Moral da história: nunca subestime a importância de ler o livro certo antes de um grupo de discussão. E sempre verifique duas vezes antes de falar sobre algo. Não seja como eu, passei uma vergonha terrível e agora estou me perguntando se voltarei algum dia.

Quem sabe eu volte quando eles forem ler a coragem de ser imperfeito ou qualquer obra da rainha da vergonha, Brene Brown. Até lá, vou ruminando essa cena horrível e tendo calafrios  e tremeliques de arrependimento cada vez que essa história invade meus pensamentos. 

2 Comentarios

  1. Oie, acho de verdade que as pessoas deveriam ter sido mais compreensivas ao invés de jogar o tipo de olhar que você recebeu. as vezes situações acontecem e simplesmente não dá pra controlar. Espero que suas leituras sejam incríveis <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Tadinha, mas achei chato a forma que te trataram, eu tinha vontade de participar de um clube do livro, mas aqui no Rio tem nada parecido

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.