Meus livros clássicos preferidos

Um livro clássico é uma obra literária que se destaca por sua relevância cultural e histórica, tendo sido publicada há muitos anos, mas que ainda é apreciada por gerações posteriores.

Essas obras têm um valor duradouro e atemporal, refletindo aspectos universais da experiência humana, explorando temas como amor, morte, poder, justiça e identidade, entre outros.

Os livros clássicos são geralmente reconhecidos por sua qualidade literária, originalidade e influência na cultura e sociedade de seu tempo e em gerações posteriores. Eles são frequentemente estudados em escolas e universidades, e muitos são considerados marcos da história da literatura mundial.

Os critérios para determinar quais obras são consideradas clássicas podem variar, mas, em geral, esses livros são aqueles que foram bem recebidos pelo público e pela crítica em seu tempo, e que continuam a ser relevantes e apreciados pelos leitores em épocas posteriores.

Dos livros clássicos que eu li e que eu recomendo à todos que leiam, esses são os meus preferidos. 

Os Miseráveis

Publicado pela primeira vez em 1862, "Os miseráveis" é um romance histórico que segue a vida de Jean Valjean, um ex-presidiário que busca redenção depois de ser libertado da prisão. Jean Valjean é um personagem complexo que luta com sua consciência e a necessidade de sobreviver em um mundo cruel.

Ao longo do livro, Victor Hugo apresenta vários personagens secundários que estão ligados à história de Jean Valjean. Cada um desses personagens tem uma história única e complexa que é explorada ao longo do romance. Através desses personagens secundários, Victor Hugo aborda questões sociais importantes, como a pobreza, a justiça social e a luta pela liberdade.

Desde a sua publicação, "Os miseráveis" tem sido reconhecido como um dos grandes clássicos da literatura mundial. A obra é um exemplo da prosa romântica, que enfatiza a emoção e a imaginação. Victor Hugo é conhecido por sua habilidade em criar personagens complexos e memoráveis, que são capazes de transmitir mensagens importantes para o leitor.

Jane Eyre

"Jane Eyre" é um romance clássico da literatura inglesa, escrito por Charlotte Brontë e publicado em 1847. A história é narrada pela própria protagonista, uma jovem governanta chamada Jane Eyre, que luta para encontrar seu lugar no mundo e superar os desafios impostos pela sociedade e pelo amor.

O livro é notável pela sua abordagem realista e crítica dos valores vitorianos da época, especialmente no que diz respeito ao papel das mulheres na sociedade. Jane Eyre é uma personagem forte e independente, que desafia os estereótipos de gênero e busca sua própria felicidade, mesmo que isso signifique romper com as expectativas da sociedade.

Além disso, "Jane Eyre" é uma história de amor emocionante, que tem como foco a relação complexa e intensa entre Jane e seu patrão, Mr. Rochester. O romance é marcado por reviravoltas surpreendentes e consagra Jane como uma das personagens mais cativantes da literatura. É um clássico atemporal que continua a encantar leitores, graças à sua trama envolvente, personagens complexas e mensagem inspiradora de autoconfiança e independência.

Grande Sertão: Veredas

"Grande Sertão: Veredas" é uma obra-prima da literatura brasileira, escrita por João Guimarães Rosa e publicada em 1956. O livro é narrado pelo protagonista Riobaldo, um jagunço que conta suas histórias e aventuras no sertão de Minas Gerais, enquanto reflete sobre a vida, a morte, o amor e a existência humana.

A linguagem poética e inovadora de Guimarães Rosa é uma das principais características de "Grande Sertão: Veredas", que utiliza um vocabulário rico e uma narrativa fragmentada para explorar a complexidade da condição humana. O livro é uma jornada fascinante pela cultura e história do sertão brasileiro, que retrata com profundidade e sensibilidade as emoções e conflitos dos personagens. É uma obra-prima da literatura brasileira, que desafia as convenções narrativas e linguísticas, e continua a fascinar leitores mundo afora.

Cem anos de solidão

"Cem Anos de Solidão" é um clássico da literatura latino-americana, escrita pelo autor colombiano Gabriel García Márquez e publicada em 1967. A história se passa em Macondo, uma cidade fictícia na Colômbia, e acompanha a saga da família Buendía ao longo de sete gerações, enquanto exploram temas como amor, morte, solidão e loucura.

A narrativa é repleta de simbolismos e metáforas, que criam um universo mágico e surreal, mas que ao mesmo tempo reflete as contradições e desafios da realidade latino-americana. "Cem Anos de Solidão" é uma obra complexa e desafiadora, que mistura elementos do realismo mágico, da história e da cultura popular, para criar uma visão única e original do mundo. É um livro que encanta e surpreende, e que se mantém relevante e atual até hoje, como um dos mais importantes legados da literatura mundial.


Essas são os meus livros clássicos preferidos até agora, ainda pretendo ler muitos outros. E você, quais são seus clássicos prediletos?

18 Comentarios

  1. Da sua lista, li apenas Jane Eyre e 100 Anos de Solidão. Gosto muito dos dois!!! Acho q meus clássicos preferidos são Moby Dick, David Copperfield, A Casa da Alegria, A Casa das 7 Torres e O Apanhador no Campo de Centeio.

    ResponderExcluir
  2. Da tua lista "Jane Eyre" com certeza é um favorito da vida! Eu sou doidinha pra ler "100 anos de solidão" porque sei que vai ser mais um clássico que vou amar. ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista de livros, esses dias mesmo eu estava pensando em ler algo do tipo, já vou escolher por aqui mesmo hahaha.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimos livros! Acho muito legal quem lê os clássicos, mas confesso ter muita dificuldade para fazer essas leituras.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer os seus livros clássicos preferidos, são histórias incríveis.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Simplesmente amei os clássicos :) tenho Os Miseráveis é maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que nunca li nenhum dos livros da sua lista, mas conheço todos. Ainda não fiz minha lista de prediletos.

    Abraço!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Geniales libros Los he leído todos y son muy buenos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Todos esses livros estão na minha lista de leitura, mas ainda não os li.

    ResponderExcluir
  10. Uma seleção e tanto , ainda não li nenhum desses títulos vou começar pelo clássico de Guimarães Rosa.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou meio ruim com clássicos. Até tenho alguns aqui em casa para ler, mas ainda não comecei. Acho uma leitura mais densa, tem que ir aos poucos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesso que desses não li nenhum, tenho dificuldade em ler clássicos, mas tenho dois na estante me esperando para lê-los! Já emprestei eles algumas vezes, mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  13. amei sua lista, realmente livros muito bons!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Tenho muita curiosidade em ler Os miseráveis, mas é tão grande que precisa se organizar para conseguir terminar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Este livro Grandes sertões veredas fez parte da literatura que tive no ensino médio. São livros clássicos. Curti demais

    ResponderExcluir
  16. Oi
    é até vergonha de falar, mas não li nenhum desses Clássicos, eu lembro que a professora de literatura sempre falava de Grande Sertão: Veredas, tenho vontade de ler esse e quem sabe um dia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nenhum dos seus clássicos favoritos, mas todos estão na minha lista de desejados. Meu clássico favorito é "O Morro dos Ventos Uivantes".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Estou em falta com os clássicos, preciso corrigir isso urgentemente, não li nenhum desses, gostei das indicações!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.