Cem Anos De Solidão - Gabriel García Márquez

 Mais um livro para a lista de "melhores leituras da vida". Não é à toa que todo mundo fala isso, é porque é simplesmente a mais pura verdade. 


Basicamente

A história da criação de um mundo chamado Macondo, tudo o que acontece por lá, em especial a trajetória da família de seu fundador, José Arcádio Buendía. É um universo mágico, engraçado e ao mesmo tempo triste. 

Dá pra parar de ler?

Eu tive que parar, não consegui ler direto, achei a escrita muito intensa. Acho que é mágica, assim como todo o livro, porque apesar de ser fluida, de algum jeito é carregada, parece que é tão intenso que não tem como ler sem parar. É preciso parar um pouco, pra apreciar, pra entender, pra acomodar, talvez. Não sei explicar. Só sei que é ao mesmo tempo uma leitura rápida e lenta, assim como o tempo em Macondo. Pelo menos pra mim foi assim.

Mas que surpresa!

A maior surpresa do livro pra mim foi o fato dele ser muito engraçado. Eu ria alto mesmo, eu anotei rostinhos felizes nas partes em que me rachei de rir. Não esperava por isso. Acreditava que seria um livro cheio de dramas e emoções, e é. Mas também é muito irreverente e leve. Como explicar uma coisa dessas? Magia! 

O final pra mim foi o melhor de toda a história. Eu sei que a obra tem um começo consagrado, mas esse final me pegou de um jeito que eu não sei explicar, ainda estou impactada! 



Genial!!!

É até pecado se eu não disser que uma obra de Gabriel García Márquez não é genial. Lógico que é. É um livro único, uma história diferenciada, uma forma de escrever absolutamente deslumbrante, encantadora. E o final é absolutamente perfeito. Ele fecha a obra de forma magistral. Eu me senti dentro da cabeça do personagem, ou junto dele naqueles últimos momentos. Nas últimas linhas da histórias eu estava completamente dentro do livro, e ele acaba. 

Eu nunca choro...

Não me fez chorar. Nem mesmo Gabo conseguiu me fazer chorar. 

Quero ler outros livros do autor?

Ah, vou ler com certeza. Já estou vendo aí outra leitura conjunta com livros do autor. "O Amor nos tempos do cólera" já está na lista, assim como "Crônica de uma morte anunciada".

Conclusão (tem spoiler)

Realmente, um dos melhores livros da minha vida. Principalmente pelo desfecho. Eu amei o fim da história. Assim como acontece no livro inteiro, o final foi muito mágico pra mim, porque eu me senti dentro de Cem anos de solidão, mais do que isso, eu me senti dentro da cabeça de Aureliano, eu era ele, nós estávamos fazendo a mesma coisa no mesmo momento. Gabo mexe tanto no tempo durante toda a obra que no fim parece que ele faz o tempo parar e você está junto com o personagem lendo as últimas páginas daquela narrativa.


No fim, os velhos pergaminhos eram o próprio livro, e o mundo dá tantas voltas redondas, como dizia Úrsula, porque esse livro está sempre sendo lido e relido por leitores do mundo inteiro. Além do fato de que a família é fechada em si mesma e se repete, o livro começa com Aureliano e termina com ele. A família é a casa e é também a cidade. 

Macondo é tão viva que ela nasce, vive, reproduz, e morre. Assim como os personagens, no fim da vida ela se fecha em si mesma e sucumbe meio que pra dentro de si própria, e só não leva o leitor com ela porque temos a oportunidade de fechar o livro antes que isso aconteça. Mesmo assim, a vontade de recomeçar a leitura é grande, e acho que isso também faz parte da magia do grande Gabriel García Márquez

Que livro! Que final! Eu confesso que bati palmas quando terminei.




17 Comentarios

  1. Nossa, tenho uma frustração que não consegui ler esse livro, e não entendo pois gosto de livros densos. Posso tentar de novo, vai que numa destas consiga ler. Beijos querida <3

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas deve ser uma boa leitura!

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oie! É um clássico que eu quero conferir um dia sim!
    Também tenho a sensação que mudará minha vida, será um dos favoritados.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Já li um livro do autor, mas não foi este. Parece uma obra incrível, né. Fiquei curioso em desbravar a obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, a leitura parece sensacional. Acredito que iria gostar mas ainda não senti tanta vontade de ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma vontade de ler e uma falta de coragem pra Gabo. Acho que o coloco tanto num pedestal que tenho medo de me decepcionar total, meninaaaaa. Atentah pras próximas resenhas dos livros que você ler dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me sentia assim, mas depois que li vi que a leitura é muito gostosa e fácil. Leia, você vai se apaixonar!!!

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, mas achei tudo muito interessante o que você disse sobre ele. Acho que eu iria gostar, porque gosto de drama, mas também gosto desses alívios cômicos. Deve mesmo ser irreverente e leve.
    Ótima resenha! ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Foi legal acompanhar seu processo de leitura no Twitter e no Instagram. Eu amei o livro quando li, e te acompanhar foi me trazendo uma boa memória. Eu li depois Amor nos tempos de cólera, mas 100 anos continuou sendo meu favorito.

    ResponderExcluir
  9. Que alegria quando um livro deixa a gente radiante assim, né? Eu li García Márquez ainda adolescente e me lembro de ficar muito impressionada. Preciso reler agora, adulta e com mais maturidade/experiência. :)

    ResponderExcluir
  10. Que bom que você gostou do livro, é muito bom quando lemos um livro e o livro nos surpreende, gostei muito da sua resenha, um livro pra colocar na lista bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu adorei a sugestão de leitura 📚 já conheço o trabalho do autor é maravilhoso

    ResponderExcluir
  12. Nao conhecia nao, mas adorei a sugestao, parece ser bom

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Já vi muitos elogios sobre esse livro e tenho curiosidade em ler. Um clássico marcante com certeza. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oi ^^
    Ainda não li esse clássico, mas pretendo ler. Que legal que conseguiu curtir tudo o que podia da leitura e mergulhar de cabeça. Quero ter uma experiência profunda também ^^
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Cem anos de solidão é um livro incrível, já li há algum tempo, mas ainda me lembro da história que é genial.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.