A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

 Eu achei que seria uma obra de difícil leitura, mas foi muito mais fácil do que imaginei. Parece que esse livro foi escrito por uma millennial.

Basicamente

Uma jovem muito parecida com as millennials que conhecemos (ou somos), com um futuro promissor pela frente mas perturbada pela doença mental, não sei se existia rivotril naquela época, mas provavelmente se existisse ela carregaria um na bolsa como muitas de nós. 

Dá pra parar de ler?

Não consegui parar de ler. Um capítulo puxava o outro. Eu estava tão imersa na história que não sentia o tempo passar. A escrita da autora é fácil de entender, envolvente e deliciosa. Talvez pessoas normais e felizes achem a leitura muito pesada, um livro extremamente triste. Mas para quem já viveu ou vive essa condição, é só um livro. 

Mas que surpresa!

A maior surpresa pra mim foi o fato do livro ser muito legal. Confesso que achei que a leitura seria chata e difícil, principalmente por Sylvia Plath ser uma poeta. Preconceito meu, ridículo! Mas parecia que eu estava lendo um livro da Sally Rooney, amei a sinceridade da personagem e me identifiquei com todo seu sofrimento. 

Genial!!!

A forma como a autora explica a depressão, comparando com uma redoma de vidro que a impossibilita de viver a vida com a leveza que uma existência feliz permitiria, fez todo sentido pra mim. Abordar esse assunto de um jeito tão poético como ela fez demonstra o quanto Sylvia Plath é genial. 



Eu nunca choro...

Não chorei, não. Ainda não foi dessa vez. Mas sigo procurando por um autor ou autora que derrame lágrimas desses olhos insensíveis. 

Quero ler outros livros do autor?

Não tenho certeza se quero ler as outras obras, mas fiquei bem curiosa para ler os diários. Quem sabe em um futuro próximo... 

Conclusão (Tem spoiler)

Tinha medo dessa leitura por dois motivos: primeiro, porque achava que seria chato, de difícil compreensão. Segundo, estava com medo de me dar gatilhos e eu mesma manifestar uma depressão maior do que a que já me acompanha ao longo da vida. Mas nada disso aconteceu. Apesar de ser um livro carregado de sofrimento a escrita da autora faz com que você consiga levar a coisa com mais distanciamento, ela mesma consegue isso ao ser extremamente sarcástica em algumas passagens. 



Achei interessante o fato de que a personagem consegue melhorar. O "tratamento de choque"*** que ela recebe tem realmente evidências de que funciona se aplicado da forma correta. E a autora coloca isso no livro em uma época em que muitos médicos não tinham consciência disso, ou faziam do jeito errado ou desacreditavam por completo. 

Muitas pessoas não gostam da personagem principal, e eu entendo, afinal trata-se de uma pessoa em profunda depressão. Mas eu amei a Esther. Apaixonei-me por seu jeito meio Dária, pelo seu mau humor e descaso, por sua inteligência e sua força. Com certeza ela tem muito da própria Sylvia Plath, mas se a autora não conseguiu superar sua doença na vida real, pelo menos na ficção ela deixa para o leitor escolher se o final será feliz ou não. 

Não sei vocês, mas eu escolhi o final onde ela consegue voltar a ter uma vida normal. Porque não custa nada sonhar, é pra isso que compro e leio livros, pra fugir da minha triste realidade (ou pelo menos conseguir lidar melhor com ela).


*** A eletroconvulsoterapia é usada de forma eficaz no tratamento de transtorno de depressão maior e outras doenças mentais graves, não tem nada a ver com os tratamentos de choque de antigamente. 




19 Comentarios

  1. É muito bom ler um livro e que a história não deixa a gente parar de ler, esse livro é daqueles que deixa o leitor grudadinho na história, é uma história que toca e emociona a gente, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña,muy interesante. Tte mando un beso. Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Parece um livro incrível, não é mesmo? Que bom que você tenha gostado da obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu gostei da sua sugestão de leitura 🙂 é bem interessante, a resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  5. Oie, não conhecia o livro, mas fico feliz em saber que não é nada difícil de ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu já vi algum canal do youtube falar dessa autora, que bom que gostou da leitura e que ela fluiu bem para você, mas não sei se seria um tipo de leitura que me agradaria, quem sabe um dia eu dou uma chance. Minha irmã não larga do rivotril dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não lembro de já ter visto algo sobre a autora, mas achei interessante a proposta desse livro. Não li nada sobre esse tema antes. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Coisa boa é ler livros assim, que um puxa outro...
    Amei a parte que ela levaria um rivotril na bolsa...
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem desse livro e eu ainda não li.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Oieee, tudo bem?

    Confesso para você que não conhecia este livro, mas depois destas suas impressões fiquei super interessada. Adoro livros que tenham temas como depressão, TDAH e outras doenças também, porque nos mostram outras perspectivas.

    Parabéns pela resenha.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  11. É muito bom quando a gente não consegue parar de ler um livro. Ainda não li nenhum livro onde a depressão é o tema principal, mas parece algo bem interessante.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei o post. Eu sou doida para ler esse livro, mas sempre fico com medo de dar algum gatilho. Acho que vou começar a ler esse mês
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  13. gostei da indicação, preciso de um livro que me deixa assim conectada!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu vi esses dias um vídeo do livraria em casa falando sobre essa autora Sylvia Plath, a vida dela parece que foi bem sofrida e inclusive ele fala que esse livro relata muitas coisas que aconteceu com a autora, e também fala da morte dela que faleceu aos 30 anos por suicidio.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi ^^
    Já ouvi falar muito sobre esse livro, que bom que gostou. Quero por algo da escritora na minha lista interminável de leitura também.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não tive oportunidade de ler nada de Sylvia Plath.
    Que bom que você gostou e a leitura te surpreendeu de forma positiva.
    Estou tentando incluir mais clássicos na minha meta de leitura

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido coisas sobre esse livro, mesmo ficando curiosa, não me desperta vontade de ler. Estou evitando livros tristes.

    ResponderExcluir
  18. Achei interessante a resenha, parece ser um bom livro

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Amei o fato de ser uma leitura fácil, que não conseguimos parar até chegar ao final. Todo o enredo da história parece bem fascinante pra mim. Arrasou demais no post!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.