Rápido e Devagar - Daniel Kahneman

O livro do Prêmio Nobel de Economia que explica como somos enganados pelo nosso próprio cérebro. Algumas coisas são até difíceis de acreditar.  



Basicamente

Sabe o tico e teco, que muitas pessoas dizem que são seus dois neurônios? Esse autor chama de Sistema 1 e Sistema 2. Tudo para explicar como nosso cérebro funciona e como esses dois sistemas nos enganam e fazem a gente tomar decisões equivocadas mas com toda certeza do mundo. Um sistema é mais rápido, mais emocional, e o outro, mais lento e racional. Estou simplificando, não é tão fácil assim. O livro tem muitas informações e expressões que ficaram bastante conhecidas como o efeito halo, viés de confirmação e regresso à base. 

Dá pra parar de ler?

Na realidade é até bom dar uma parada pra digerir as informações, porque é muita coisa pra aprender, se ler muito rápido vai ficar com as impressões apenas do sistema 1 e não compreender de verdade o que o autor nos ensina. Eu li super devagar, demorei aí uns meses. 

Acho que a primeira parte do livro é mais técnica, mas mesmo assim de fácil entendimento. Já a segunda parte é totalmente fascinante, entra mais na psicologia e prendeu totalmente minha atenção.

Mas que surpresa!

A surpresa da obra pra mim foi mesmo a forma como tudo que ele escreve encaixa perfeitamente em tudo que se passa em nossa vida. Mesmo sendo difícil de aceitar que não estamos totalmente corretos mesmo quando cremos piamente que sim, se pensar bem acaba percebendo que tudo faz sentido e pra vários contextos diferentes. Isso é muito "mind blowing".

Genial!!!

Sim, o livro é genial. Não é à toa que o cara ganhou o Nobel e que as pessoas idolatram esse livro. As descobertas do autor muda mesmo a forma como entendemos as tomadas de decisões da humanidade, como estamos totalmente enganados mas com certeza absoluta de estarmos certos. Ridículos que somos!!!



Quero ler outros livros do autor?

Ah, acho que esse livro entra naquela categoria de "não quero mas leria", aquela coisa, se alguém me der de presente ou eu achar na biblioteca iria adorar ler outro livro do Daniel Kahneman, mas não é nada assim que me deixe tão entusiasmada. 

Conclusão

Um livro muuuuito bom. O tipo de obra que traz informações que todos deveriam conhecer. Eu, como não sou economista, gosto de levar os ensinamentos mais pra saúde mental. Saber por exemplo que as coisas na maioria das vezes acontecem por puro acaso, ajuda muito à uma ansiosa que acha que pode controlar o mundo. 

Quando você tem conhecimento de como seu cérebro funciona fica bem mais difícil de ser controlada pelos tico e teco disfuncionais que tens dentro da caixola. Acaba aprendendo a usar mais o sistema 2 e aproveitar as vantagens que o sistema 1 pode te dar. 

Aconselho a comprar o livro rápido, e ler bem devagar!  Hahahahaha... que engraçada ela!


10 Comentarios

  1. Me parece que ele complementa o Desconstruindo a ansiedade?? Mas pq vc falou que não é economista?? Ele leva para esse lado de economia comportamental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leva bastante. Não tem muito a ver com o desconstruindo, não. Ele é mais científico enquanto o outro é mais "auto ajuda". Mas a leitura é bem interessante.

      Excluir
    2. Esse livro é a cara do meu marido. Adorei a indicação!

      Excluir
  2. Que bom saber que você achou o livro bom, é importante ler um livro que traz informações pra nós, máximo esse livro bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adorei a resenha 🙃 o livro é maravilhoso, eu não li nada do autor ainda

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro mas achei incrível saber que o autor ganhou até prêmio. Muito bom quando encontramos algo que nos inspire tanto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, a proposta é interessante, não sei se leria
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  6. amei seu ponto de vista, vou querer ler sim!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei de saber que tudo que ele escreve se encaixa de alguma forma em nossa vida, isso é algo bem interessante, sem dúvida. Saber que é uma experiência positiva, que desperta muitas coisas, me anima. Quero! Acho que vou adorar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que a leitura acabou sendo uma surpresa, da pra perceber que grifou muitas coisas nessa leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.