O Oráculo da Noite - Sidarta Ribeiro

 O cérebro humano é uma coisa muito maravilhosa! Esse livro fala sobre a história do sonho e a importância de termos uma boa noite de sono!





Sinopse

"O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados? Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho."

Eu adoro o Sidarta Ribeiro, autor do livro. Ele fala do cérebro de um jeito muito fácil de entender. Além de colocar momentos de sua própria trajetória de vida para ajudar a contar a história dos sonhos e até onde eles nos trouxeram, dá pra ver que ele teve uma grande dedicação ao escrever essa obra. 

"A matéria dos sonhos são as memórias, ninguém sonha sem ter vivido"

Existe algum ser humano na face dessa terra REDONDA que não se interessa pela mente humana? Tudo que diz respeito ao nosso funcionamento mental é tão incrível que eu não vejo como alguém pode não ter curiosidade de entender o que se passa em sua própria cabeça. 

"Memórias são cicatrizes, e sua ativação durante o sono possui causa e significado"

O livro conta a história do cérebro, a história da ciência do sono, a história dos sonhos, a história do Sidarta Ribeiro, então pra você que gosta de ler uma história não tem desculpa só porque o livro é científico. Mas, sim, é livro para estudar. Dá pra ler só por diversão? Total! Dá sim, principalmente se você for nerd. Mas em geral é uma obra com muita informação, que você vai gostar de sublinhar, marcar, anotar, reler. 

"Os primeiros deuses se originaram das representações mentais dos ancestrais falecidos"

O que achei mais interessante

Sinapses - Existe um tipo de seleção natural de sinapses, onde as sinapses de certos comportamentos quando bem sucedidas são fortalecidas e quando mal sucedidas são enfraquecidas. 

O sono - A vida na terra passou a existir já com noite e dia, e foi evoluindo levando em conta esses fatores. Então, surgiram mecanismos biológicos que ligavam com a luz (dia) e desligavam na ausência dela (noite). O que deu origem ao ritmo circadiano. Até hoje a nossa retina comunica à glândula pineal se há ou não a presença de luz, fazendo com que ela produza melatonina que provoca sono.
Um ciclo completo de sono demora uma hora e meia, e se repete de quatro a cinco vezes por noite. A privação de sono causa acumulo de toxinas no cérebro, que mais tarde pode causar doenças como Alzheimer. Cinco horas de sono por noite já pode ser considerado como estado de privação.
 
Memória - A memória declarativa diz respeito as coisas que você aprende por meio da fala, instruções ou explicações. Já as memórias de procedimento são aquelas que temos que praticar para aprender, que envolvem movimentos como andar de bicicleta ou tocar piano. 

Psicodélicos e Psicofármacos - O Autor faz questão de deixar bem claro que o que consideramos drogas ilegais hoje em dia é o futuro do tratamento de saúde mental, e que os antidepressivos e coleguinhas estão com seus dias contados. Os alucinógenos com um bom acompanhamento psicológico podem ajudar muito mais do que as drogas que estão disponíveis no mercado atual, e com menos ou nenhum efeito colateral. 

Sonho e memória - Quando você começa a aprender algo, sonha muito com o que está aprendendo. Com o passar do tempo essas imagens do que foi aprendido começam a se misturar com as memórias antigas. Isso indica que o cérebro está abrindo aquelas "gavetas" para guardar as novas informações. Ou seja, as memórias estão se deslocando do hipotálamo para o córtex cerebral. Por isso, nos sonhos as informações novas e antigas se misturam.

O sonho seria uma espécie de simulação da realização dos nossos desejos e possibilidades, mas em um ambiente seguro. Um oráculo que se utiliza das informações do passado para tentar prever o que pode acontecer no futuro. 

Para sonhar é preciso que exista a liberação de dopamina, substância relacionada com a motivação e recompensa, ou seja, sonhar é mesmo desejar, como já dizia Freud. Além disso, a dopamina também é encontrada em altas doses em casos de esquizofrenia, o que nos leva a pensar que talvez a loucura seja apenas um sonho acordado. 

O Sonho lúcido - Ele está para o sonho como a meditação está para a vigília, provocado pelo cortéx pré frontal faz você ter consciência que está sonhando e te faz ter controle sobre o conteúdo onírico. Segundo pesquisas você pode até fazer algum tipo de treinamento enquanto dorme e quando acorda suas habilidades estão melhores do que quando dormiu. O sonho lúcido parece ser o futuro dos estudos sobre sonho, poder controlar o mundo interno como uma espécie de The Sims de si mesmo. 

"Se a invasão da vigília pelo sonho foi crucial para a evolução da nosso modo de pensar, a evolução de nossa mente daqui para a frente talvez esteja ligada à capacidade de despertar dentro do sonho e assim expandir os modos de consciência conhecidos."

Eu confesso que não dava muita atenção para os meus sonhos mesmo antes de ler essa obra. Achava que eram apenas restos diurnos misturados sem que precisasse fazer sentido. Mas lendo tudo que Sidarta escreve você se dá conta de que o sonho é muito mais que isso, e que foi muito importante para que os seres humanos chegassem onde estamos agora (não que seja muito bom aqui). 

Entender o encéfalo humano é tão fundamental para compreender de onde viemos e porque somos assim! É ali que mora nossa alma e todos nossos ancestrais, foi a partir dos sonhos provocados por esse órgão que passamos a nos comunicar, quando o que só acontecia no sonho passa a acontecer também na vigília temos o início da consciência humana e passamos a elaborar uma cultura tão rica que nos proporciona ir além do nosso próprio planeta. 

Contudo, talvez o que a humanidade precisa não seja olhar para o espaço somente, mas olhar para dentro de nós mesmos, pra essa maravilha que é o cérebro humano e tudo que ele nos oferece. 

Quando terminei

Eu demorei muito para terminar de ler O Oráculo da Noite, tudo bem que eu já tenho essa dificuldade mesmo de terminar os livros, mas não foi porque achei a obra chata, muito pelo contrário: o livro é sensacional! Acontece que ele traz muitas informações e algumas partes são bem complicadas de entender (não impossível) então você precisa meio que digerir antes de começar mais um capítulo. Bom, estou falando por mim. 

Mesmo assim, ainda acredito que vou precisar de uma releitura. O que não será nenhum sacrifício pois o livro é muito delicioso, mas se você devorar de uma vez talvez não obtenha todos os "nutrientes" que a obra oferece. No meu caso, fiz questão de degustar cada informação relevante e aprendizado novo. Valeu a pena!

Essa dica de leitura é uma boa para você que gostou de ler Sapiens, pode ter certeza que vai amar esse livro. Vai na mesma levada, contando nossa história de uma forma bastante envolvente e você pode considerar como uma continuação até!

Recomendo que leia O Oráculo da Noite antes de dormir, pois fiquei sabendo que o sono ajuda muito a apreender melhor as memórias... 


9 Comentarios

  1. Ler e sempre bom estimula o cerebro, boa leitura para todos nos.
    https://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É um livro bastante interessante, é importante saber mais sobre o sonho,com certeza o cérebro é uma coisa maravilhosa anotado aqui a dica bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei a sugestão do livro :D a temática é bem interessante,fiquei bem curiosa..

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Gostei muito da sugestão. Não conhecia o livro mas achei legal os temas que ele aborda. Autoconhecimento faz parte da rotina. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. É interessante, legal acompanhar as resenhas que vc vem trazendo
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  6. que obra linda, amei saber mais sobre ela!

    ResponderExcluir
  7. Nao conhecia esse livro nao, mas adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não conhecia a obra e nem costumo ler livros assim, mas achei bem interessante a forma que você falou que ele aborda o tema, uma forma de fácil compreensão e acho que isso ajuda muito os leigos no assunto a curtir a leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi
    não é um tipo de leitura que eu realizaria, mas parece ser interessante e quem iria gostar desse livro é minha mãe, as vezes ela gosta de falar dos sonhos dela.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.