101 Reflexões que vão mudar seu modo de pensar - Brianna Wiest

 Troque o seu livrinho Minuto de Sabedoria por esse aqui, vai ajudar muito mais



Basicamente

A autora fez vários pequenos textos com reflexões sobre saúde mental. Parece que ela está meio falando pra ela mesma, são uns insights que teve e decidiu elaborar mais e colocar tudo em um livro. Parecem vários posts de um blog tipo "5 razões para se amar" ou algo assim... A obra é toda desse jeito, desde o nome "101 reflexões que vão mudar seu modo de pensar" até capítulos como " 10 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes não fazem ". 

Dá pra parar de ler?

Não dá vontade de parar de ler, mas há a necessidade. Porque é muita coisa pra elaborar e se você não der uma parada pra digerir tudo que leu não vai conseguir captar os ensinamentos que a autora apresenta. Acho que a melhor maneira de ler essa obra é aos pouquinhos, tipo um capítulo por dia, e tentar colocar em prática o que está escrito. (Fácil falar difícil fazer) 

"A verdadeira maturidade emocional está relacionada a quão profundamente você se permite sentir qualquer coisa. Tudo. O que vier. É simplesmente saber que a pior coisa que poderia acontecer... seria apenas um sentimento."

Mas que surpresa!

Surpreendi -me com a assertividade das reflexões de Brianna Wiest. Eu já li vários livros de "auto ajuda" e aprendi algumas coisas com eles (apesar de não conseguir colocar em prática) mas a teoria do que é mais saudável para a mente eu meio que sei, e a autora traz exatamente isso. Ela tem como base descobertas da ciência moderna (principalmente terapia cognitivo comportamental), então não é qualquer besteira que ela escreveu ali, e os conselhos são realmente bons. 

Genial!!!

O que eu achei genial na obra foi o formato. É tipo um compilado de posts de internet mas não são posts, só que o leitor que está cada dia mais acostumado a consumir essas dicas de sites fica bem a vontade ao ler esse livro

Lembrou-me um pouco o Livro do Conforto do Matt Haig mas são bem diferentes. O livro de Haig são mesmo anotações que o autor fez para se sentir melhor enquanto a Brianna traz uma análise mais elaborada pra cada tema. 

"Todo mundo tem um nível de tolerância à felicidade, um limite máximo, como afirmou Gay Hendricks. É o quanto nos permitimos nos sentir bem. Outros psicólogos chamam isso de “linha de base”, a quantidade de felicidade que sentimos “naturalmente” e à qual acabamos voltando"

Quero ler outros livros do autor?

Eu leria se ela escrevesse outro livro como esse, achei bem útil. Pelo que vi ela tem outros livros publicados mas não achei nenhum em português. E essa obra é tão completa que acho que qualquer outra coisa será mais do mesmo. Mas não sei. 

Conclusão

O livro fez com que eu mudasse meu modo de pensar? Não sei dizer. Eu meio que já venho mudando meu jeito de ver o mundo há algum tempo, então acredito que esse livro fez com que eu confirmasse muitos pensamentos que estava tendo ultimamente. Eu acho que se a pessoa for ler algo do tipo pela primeira vez pode ter um impacto bem maior na sua forma de pensar e na maneira como leva a vida. 

"A ansiedade entra em ação em nossas horas ociosas. O medo e a resistência criam asas quando evitamos o trabalho. A maioria das coisas não são tão difíceis ou desafiadoras quanto imaginamos; na verdade, são divertidas e gratificantes, são expressões de quem realmente somos."



15 Comentarios

  1. Oi! Eu não conhecia a obra é é bem diferente do que tenho o hábito de ler, mas gosto de sair da minha zona de conforto e já anotei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura muito interessante!
    Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava bastante de ler livros nesse estilo, mas agora dei uma parada. Vou anotar essa dica!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a recomendação! Gosto bastante de livros que podem ser lidos no formato “uma mensagem por dia”. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Livros de reflexões ajudam muito, gostei muito de conhecer o livro, fiquei curiosa bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu adorei a sugestão de leitura 📚 parece ser bem interessante. É sempre bom ler algo que nos faça refletir..

    ResponderExcluir
  7. Que indicação legal, não é meu tipo de livro preferido, mas gostei
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei bem interessante a maneira como a autora trouxe vários temas. Fiquei bem curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fã de livros de auto ajuda e reflexões, esse livro parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Opa! Essas reflexoes sao otimas. Eu gosto muito de quando acordar ler uma reflexao

    ResponderExcluir
  11. Acho bem legal esse tipo de livro pois acaba dando o tapa na cara que a gente tava precisando

    ResponderExcluir
  12. Oie, gosto de livros que trazem reflexões, e esse ainda não conhecia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. É muito difícil eu gostar de livros de autoajuda. No começo eu até gosto, mas depois vou cansando. Mas fiquei curiosa pra ler esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. muito bom quando a leitura abre nossas mentes! adorei

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.