Eu controlo como me sinto - Claudia Feitosa Santana

Sinopse para pessoas normais

Descubra como a sua mente funciona para construir uma vida mais feliz. Em Eu controlo como me sinto, a neurocientista Claudia Feitosa-Santana ensinará como você pode construir uma vida melhor por meio da ciência. Ao adquirir conhecimento sobre como sua mente funciona, você terá mais chances de controlar seus próprios sentimentos e alcançar o tão sonhado bem-estar. Com este livro, você aprenderá a ser protagonista da sua própria história – sem conformismo nem procrastinação. O conhecimento científico sobre as emoções, os sentimentos e a razão podem ajudar você a ser o líder da sua vida, mesmo diante de obstáculos e adversidades. Nesta verdadeira jornada pela mente humana, Claudia ensinará você a se entender melhor, conhecer a mente e suas atitudes, aprender a lidar com as outras pessoas, tomar boas decisões e construir uma vida feliz – um passo de cada vez.

Minha humilde opinião

Mais uma leitura para tentar entender melhor meu cérebro. Não sei se algum dia vou parar de ler esses livros, pois, mesmo que eu não consiga mudar nada na minha mente, os assuntos abordados são sempre muito interessantes.

A autora começa discutindo a diferença entre sentimento e emoção, além da importância da última na tomada de decisões. Embora muitas pessoas acreditem que utilizamos mais a racionalidade ao decidir, as emoções desempenham um papel crucial nesse processo.

Para mim, os capítulos mais proveitosos foram o primeiro e o último. Nos demais, a autora apresenta conhecimentos que eu já havia lido em outros livros, como Rápido e Devagar. Contudo, revisitar esses temas é interessante para relembrar conceitos, alguns dos quais já havia esquecido.

Além disso, a linguagem da autora é bem acessível. Ela utiliza exemplos de sua própria vida e explica os conceitos de forma clara e fácil de compreender.

Melhores Tópicos

  • Nós não somos o que sentimos; apenas estamos nos sentindo de determinada forma em um dado momento.
  • O que você já viveu se traduz em suas memórias, enquanto o que virá a sentir faz parte da sua imaginação. Portanto, nada disso é real.
  • As memórias naturalmente se apagam com o tempo; podemos acelerar o esquecimento das ruins e desacelerar o das boas.
  • O sentimento é a interpretação da emoção, que, por sua vez, é a informação que o corpo envia para o cérebro.
  • Nunca sabemos o que o outro está sentindo, pois sempre nos baseamos em nossas próprias experiências.
  • A felicidade é um momento, mas uma vida feliz é uma construção. Você pode estar triste, mas ainda ser uma pessoa feliz.
  • A felicidade reside no equilíbrio. Na verdade, ser feliz se assemelha mais a ser normal; o ideal é encontrar um meio-termo, evitando tanto a euforia quanto a depressão.

A obra também aborda os vieses que enganam nosso cérebro, a vida em sociedade e como a empatia pode ser uma vilã, entre outros temas.

Basicamente, se você quer controlar como se sente, precisa primeiro entender os truques que o cérebro aplica a nós, o que a autora apresenta no livro. Depois, é necessário aplicar disciplina e treino para mudar seu comportamento a partir daí.

Como era de se esperar, o livro não consertou minha cabeça, mas a leitura valeu a pena pelos novos aprendizados e pela recordação de outros temas que já havia estudado e esquecido. É uma leitura rápida e agradável, embora não muito aprofundada.

0 Comentarios

Tecnologia do Blogger.