The molecule of more - Daniel Lieberman e Michael Long

A molécula do mais, ou o neurotransmissor conhecido como dopamina, é o grande responsável por você estar lendo essas palavras agora. 


Acreditava-se que a dopamina era a molécula do prazer, mas na realidade ela a molécula da motivação, do desejo, do querer mais e mais. Acima de tudo, essa molécula gosta de uma novidade, principalmente a novidade que vem com uma recompensa. 

Os autores falam da dopamina em diversos contextos, desde doenças mentais até a política. 

 Sistema dopaminérgico e o H&N.

O Sistema dopaminérgico é responsável pela nossa motivação, concentração, atenção, e desejo. É responsável pelo nosso gosto por novidades, descobertas. Enquanto o H&N é composto por moléculas como serotonina, endorfina, endocanabinóides, entre outros, que são responsáveis pelas nossas emoções. Esses dois sistemas são antagônicos, quando um "liga" o outro "desliga". 

Paixão e amor.

Segundo os autores, a paixão avassaladora que sentimos no começo dos relacionamentos se dá por culpa da dopamina liberada em nosso organismo, e quando essa para de fazer efeito, quando não existe mais novidade, existem duas possibilidades, ou o relacionamento termina, ou ele se transforma em amor, e passa a ser movido pelo sistema mais sentimental que é o h&n. 


A Dopamina e personalidade.

De acordo com o livro, existem pessoas mais dopaminérgicas e outras que são mais governadas pelo h&n, e a diferença entre elas seriam algumas características como impulsividade, determinação, coragem, a busca por novidade, etc. 

Pessoas dopaminérgicas tendem a estar sempre buscando por novidade, nada as satisfaz, estão sempre olhando para o futuro e quase não viver o presente, são impulsivos e desapegados. 

Pessoas h&n já são mais tranquilas, gostam de estabilidade, vivem o presente e sentem prazer com o que já têm. Costumam ter mais facilidade com relacionamentos e são mais conservadores. 

Dopamina, doenças mentais e criatividade. 

A dopamina tem papel importante em transtornos como o TDAH, Esquizofrenia e Transtorno Bipolar. Mas também é responsável pela criatividade e pelos nossos sonhos. Existe um aumento de dopamina na Esquizofrenia e no TAB, assim como quando sonhamos também acontece uma elevação desse neurotransmissor no nosso cérebro, ou seja, enlouquecer é mesmo sonhar acordado. 

O livro traz muitas informações interessantes e é muito simples de entender, não precisa ser nenhum neurocientista pra compreender tudo que os autores explicam de forma simples e clara. 

Um dos melhores livros de neurociência que eu já li. O único defeito é não ter sido lançado em português ainda. 



1 Comentarios

  1. Que livro interessante, achei super bacana e cheio de curiosidades

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.