Um Caso Perdido - Colleen Hoover

Tem uma menina que eu conheço... Mentira! Ela é uma influenciadora (de livros) digital. Já faz um tempo que ela me convenceu a ler Colleen Hoover, mas eu ainda não tinha tido a oportunidade. Até que cruzei com Um Caso Perdido na Biblioteca!


Pois é, Camila. Finalmente li Colleen Hoover e a culpa é toda sua! Devo dizer, admitir, que você tinha toda razão, a mulher é incrível mesmo. Numa lista de preferências já está acima de Jojo Moyes, ainda empatando mas quase passando a frente de Sophie Kinsella.

Mas falemos sobre a obra.

Eu devia ter lido esse livro quando tinha uns 18 anos, com certeza a experiência seria diferente. Estou velha demais para livros de adolescentes. Contudo, a autora consegue fazer uma senhora gostar dessa história a ponto de não conseguir parar de ler nem pra tomar um chazinho das cinco.

Um caso perdido fala sobre a relação de dois adolescentes maduros demais para a idade (como em todo livro com jovens inteligentes) que se encontram, se apaixonam, passam por alguns perrengues típicos dessa fase e dos sonhos das menininhas de 16 anos. Porém, o enredo não fica só nisso. A autora aprofunda para questões mais sérias quando conta sobre o passado dos protagonistas, e aí que a história começa a pesar. 

A forma como Colleen Hoover escreve é deliciosa de ler. É uma escrita inteligente, suave, fácil como devem ser esses livros, mas acima de tudo é intrigante e entrega o que o leitor espera sem ser clichê (apesar de usar muitos clichês). Como ela faz isso? Talento né, amades?!

O episódio do "primeiro não beijo" me lembrou muito o livro Feliz Ano Velho do Marcelo Rubens Paiva, que também narra uma cena "caliente" entre jovens no início da vida sexual. Basicamente o livro é isso, muitas cenas desse tipo, inclusive depois que chegamos na parte mais "séria" da história. 

No entanto, ela consegue colocar bastante drama e da metade pra frente a obra fica bem intensa. Eu não gostei muito do desfecho, mas pra um livro para jovens até que ficou tudo bem fechadinho, um pouco fora da realidade, mas de qualquer forma, quem se importa, não é? O livro é gostoso de ler. 

Não, não é um livro surpreendente, você consegue descobrir onde tudo vai dar no momento que o rapaz percebe a pulseira no braço de Sky. Daí em diante você só vai acompanhando já sabendo o que vai acontecer, esperando apenas pelos pormenores. Mesmo assim, você não consegue parar de ler. 

Assim como a personagem, você fica dividido entre querer entender como tudo aconteceu ou simplesmente nunca ter consciência daquilo, pois sabe que vai ser devastador. 

Pra mim, ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, achei o começo de Um Caso Perdido melhor que o final. Pode ser porque a narrativa fica mais pesada nas últimas páginas e eu estava querendo uma leitura leve e agradável. De qualquer jeito, gostei muito da escrita da autora, ela me pegou pelos primeiros capítulos. 

Olha, para tempos chuvosos de pandemia essa leitura foi perfeita. Obviamente, vou ler outros livros da Colleen Hoover. Parece que tem alguns mais adultos, e se eu já gostei desse só posso esperar coisas melhores. Que delícia encontrar um autor "novo" com várias obras publicadas, não? Você conhece esse sentimento? I hope so*, pois é muito bom!


* I hope so = espero que sim. O nome do livro em inglês é Hopeless! (Piadinha ruim)

Não sei como não fizeram filme dessa obra ainda, o roteiro já está praticamente todo no livro, é a cara desses filmes que a Netflix lança. O que estão esperando? 

8 Comentarios

  1. Fiquei super curiosa na leitura , gosto de histórias adolescentes . Que bom que vc se rendeu a dica da Camila e conheceu mais está autora .

    ResponderExcluir
  2. O livro é realmente muito gostoso de ler, principalmente quando se trata de adolescentes, faz lembrar quando era adolescente, gostei muito de conhecer o livro bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a sugestão de leitura 📚 a história é bem interessante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Da CoHo só li uma trilogia que ela escreveu com outras autora, e, infelizmente, não foi uma experiência tão bacana. Tenho outros dela na estante, porém não li ainda. Eu gosto do fato desse ficar mais pesado para o final, pois isso é algo que curto. Arrasou demais no post, gostei de conferir sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê mais uma chance, eu ainda vou ler outros dela com certeza!

      Excluir
  5. Hummm, não conhecia, mas da forma como tu colocou aqui já me deu vontade de ler também ...

    ResponderExcluir
  6. Está velha não, menina... Sua análise foi excelente
    Abraço,
    Alécia, Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  7. Nossa... fiquei com saudades de ler histórias de adolescente.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.