A casa dos espíritos - Isabel Allende

Basicamente 

Se Cem anos de solidão fosse escrito por uma mulher. 

Sinopse para pessoas normais

A casa dos espíritos é um clássico do realismo mágico e da literatura latino-americana. A obra traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.  É tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido.

"Aquele foi o primeiro de muitos atos de violência que marcaram o destino da família"

Minha experiência de leitura

Eu não tinha nenhuma intenção de ler esse livro. Sendo bem sincera, em toda minha ignorância, eu achava que se tratava de um livro espírita tipo Zíbia Gasparetto e essas coisas. Leituras que, apesar de não ter nada contra, não são muito o meu gosto. 

Contudo, mais uma vez, um grupo de leitura conjunta do tiktok me despertou para a maravilha dessa leitura e eu serei eternamente grata a todos eles. 

"a curiosidade era mais forte do que o instinto de sobrevivência"

Logo de início, o livro me remeteu a Cem Anos de Solidão, tanto pelo realismo mágico quanto pela maneira de antecipar acontecimentos que se desdobrariam mais tarde na história, como o mutismo de Clara e a chegada de Barrabás. Além disso, assim como na obra de Gabriel García Márquez, acompanhamos a história de várias gerações de uma mesma família.

No começo da narrativa, somos apresentados às famílias de Esteban e Clara, e ao longo do livro, seguimos as trajetórias de vida dos dois e de seus descendentes por vários anos. A obra explora romances, convenções sociais e, de forma marcante, o machismo, retratando fielmente os costumes e ideais da época, desde a Segunda Guerra Mundial até o avanço do comunismo e do autoritarismo na América Latina.

"Mas por que dar a um homem o que custa tanto ganhar? Nesse sentido, as mulheres são muito estúpidas. São filhas da necessidade. Precisam de um homem para se sentir seguras e não se dão conta de que a única coisa que há a temer são os próprios homens"

Um aspecto interessante é o uso de dois narradores. Um deles é Esteban Trueba, o patriarca da família, enquanto o outro é revelado apenas mais tarde. Nenhum dos dois é inteiramente confiável, mas acabei por simpatizar e acreditar mais em um do que no outro. Assim como os personagens, todos têm seus defeitos e qualidades, mas são incrivelmente bem construídos. Não consegui gostar de nenhum em especial, mas todos me pareceram fascinantes e complexos.

"- Isso serve para nos tranquilizar a consciência, filha - explicava a Blanca. - Mas não ajuda os pobres. Eles não precisam de caridade, mas sim de justiça."

Inicialmente, pensei que se tratava de uma história de espíritos, mas na verdade, o enredo gira em torno da luta de classes. O mais impressionante é como os acontecimentos de uma narrativa situada em um tempo passado e em um lugar fictício têm tanta correlação com o que vivemos hoje, especialmente no que diz respeito à política.

O último capítulo parece um caminhão passando por cima da gente, é intenso, é forte, é terrível, mas também é muito bom. Fiquei até meio atônita, sem saber o que pensar. Acho que ainda não elaborei por completo.

Personagens como Esteban Trueba continuam presentes todos os dias nas telas da TV e nas notícias da internet, o que nos faz perceber que, como costumam dizer, as coisas não mudaram tanto assim, e os vencedores parecem ser sempre os mesmos.

Uma passagem que gostei muito e as anotações que fiz durante a leitura













6 Comentarios

  1. Gracias por la reseña. Es una genial novela. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho MUITA vontade de ler esse livro, na verdade, se estende a outras obras da autora que sempre me foi muito bem recomendada. Eu comprei Violeta e estou aguardando uma oportunidade para começar. Além do realismo mágico, sempre me recomendam os livros dela por causa do contexto histórico que sempre faz parte do enredo, e eu tenho um fraco por romances históricos.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez que leio sobre essa obra, mas ainda não consegui ler a mesma!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oh this sounds really good. I like books like this, I like novels set against political and cultural history. And I like magic realism. LOVE the cover.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  5. Vou te falar que eu também achava que a obra era sobre espíritos? Acho que se fosse assim seria mais do que eu estou acostumada a ler. Gostei da sua resenha, pois consegui sentir bem do que se trata o livro e confesso que se não fosse por ela eu acabaria bem frustrada e aproveitaria pouco a leitura.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho curiosidade para ler esse livro, mas sigo enrolando para tentar ler ele, também achava que era sobre espíritos, pois sei que o livro é de realismo mágico.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.