Apague a luz se for chorar - Fabiane Guimarães


Basicamente

Uma mulher lidando com o luto pela morte dos pais e um cara lidando com a condição nada fácil do filho, a história deles se cruza em algum momento, mas até essa hora chegar você só consegue ler e devorar o livro compulsivamente. 

Sinopse para pessoas normais

Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro.
João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite ― o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho.
Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis.
Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.



Minha humilde opinião

Eu poderia ter lido esse livro em uma sentada, como costumavam dizer os antigos leitores, só não fiz isso porque era fim de semana e eu tenho uma filha. Mas é uma obra que prende a atenção de uma forma que se torna quase impossível parar de ler. 

Gostei da forma como Fabiane Guimarães apresenta os personagens, eu senti que a gente conhece primeiro a parte emocional deles, e não é de um jeito simples, é meio que no baque, me suscitou sentimentos fortes. Gostei muito da honestidade dos pesonagens, ela confessando que não dava muita atenção aos pais, ele admitidindo seus sentimentos em relação às mulheres que encontra. Os outros personagens da história também são muito bem desenvolvidos, dá pra entender suas ações mesmo eles não sendo os protagonistas da história. 

A narrativa é muito instigante, o fato dela trocar o ponto de vista da Cecília e do João deixa a gente mais grudado no enredo, esperando a hora em que a vida deles vai se cruzar, enquanto coisas bizarras vão acontecendo com cada um deles. Desde uma suspeita de assassinato até uma forma pouco ética de se ganhar dinheiro. Precisamos saber o que vai se desenvolver a seguir, qual será o desfecho, o que é verdade nessa história toda. A autora nos deixa pendurados na curiosidade o tempo inteiro. 

De todos os personagens, percebi apenas no final, que apesar de ter achado que me identificava com a confusa Cecília, na verdade eu me sinto mesmo como a Dona Margarete, compreendo inteiramente sua decisão e a apoio. Seria algo que eu faria, e que acredito que deveria ser um direito de todos. 

Que livro sensacional. Um final inesperado e que faz todo sentido, trazendo mais uma reflexão para a história. Foi um livro que me tocou profundamente e um final que me despedaçou. Recomendo demais!













13 Comentarios

  1. Oiee Miss, tudo bem?

    Nossa parece ser uma história que vai trazer a tona muitos sentimentos. Realmente é ótimo quando nos identificamos tanto com o livro como com algum dos personagens. Anotei para ler futuramente, pois confesso que ele me chamou a atenção.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  2. Oh this does indeed sound like a great read. I am traveling soon and need to find a good book for my trip.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e achei muito interessante as dinâmicas entre os personagens. E um livro para ler "em uma sentada" é tudo o que eu preciso após ler alguns livros densos consecutivamente.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  4. Pode ter certeza que esse livro vai entrar para a minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Como você disse um livro sensacional gostei muito da história, anotado pra ler.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Eu adorei a sugestão de leitura :) a historia é bem interessante

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de livros com essa temática, porque me obriga a tentar entender todos os lados da questão.bjus.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito de ler, mas quando leio é ótima escolher algo que nos faça querer ler em uma sentada haha!
    Achei a sinopse bem intensa, parece ser muito bom mesmo.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro e a autora, mas sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  10. Deve ser triste esse livro. Ainda não tenho condições de ler uma obra assim, pois ainda vivo o luto da minha mãe que eu perdi no ano passado.
    Beijos.
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Esse livro parece ser uma daquelas leituras introspectivas que nos fazem refletir. Achei bem interessante o título. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Parece um livro bem intenso. Deve ser interessante como os personagens se cruzam.
    Bjus.

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.