Um pequeno herói - Fiódor Dostoiévski



Basicamente

Um menino que na inocência de sua paixão nos conta coisas que nem ele mesmo consegue entender, mas que nós percebemos muito bem e ficamos cada vez mais curiosos para saber o que vai acontecer. 

Sinopse para pessoas normais

Escrita em 1849 - quando o autor estava preso, acusado de conspirar contra o tsar Nicolau I -, Um pequeno herói é uma das obras mais luminosas de Fiódor Dostoiévski e uma excelente introdução ao seu universo. Com uma prosa sensível e arrebatadora, a novela descreve o despertar do sentimento amoroso e da individualidade de um menino de onze anos. Em uma casa de campo nos arredores de Moscou, durante uma temporada de verão, a alta sociedade russa passa o tempo entre piqueniques, jogos de salão e bailes. Nesse cenário, Dostoiévski contrapõe a profundidade de sentimentos do menino ao mundo fútil e vazio das convenções sociais.

Minha humilde opinião

Eu achei esse livro chato após apenas algumas frases. Rapidamente pensei em desistir. Mas é um livro tão fininho e de um escritor tão consagrado, como iria abandonar a leitura assim tão facilmente?

Então decidi que pelo menos leria o posfácio, e foi isso que salvou a experiência. Ao saber como se deu a escrita dessa obra, a curiosidade imediatamente voltou a assombrar minha mente e tive que ler toda a história. Ainda bem!

Esse livro foi escrito enquanto Dostoiévski estava em uma prisão, fria e escura, passando por um sofrimento tremendo. Mas a novela que ele escreve é quente e luminosa, justamente o contrário do que acontecia com ele naquela época. Isso me convenceu a continuar a leitura.

Valeu muito a pena não ter desistido. A história é uma delícia. Simples, mas ao mesmo tempo instigante. Só mesmo os grandes escritores conseguem te prender em uma história sem grandes acontecimentos, narrada por uma criança apaixonada.

Mas o ponto de vista da história é todo o diferencial, porque ao ler como um adulto, você percebe tudo que está acontecendo, enquanto o narrador te conta tudo imbuído de toda a sua inocência.


O que mais me admira é o fato de se tratar de uma história tão simples, mas a escrita do Dostoiévski faz tudo ficar maravilhoso. É impressionante!

Eu recomendo a leitura. É um livro bem fininho, dá pra ler de uma vez e a experiência é muito agradável, já que a história é uma fofura!





9 Comentarios

  1. No momento eu estou TRAUMATIZADA com a escrita russa após ler Anna Karenina. Vou precisar de um tempo até me lançar em outro clássico russo, mas já me recomendaram esse livro e achei interessante essa questão da narrativa da criança. Não sabia que esse livro tinha sido escrito no período em que o autor foi preso, acho que vai ser interessante ler sabendo essas coisinhas.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  2. Life in Russia for the most part has not been much of a picnic. This sounds like a super interesting read. I will have to keep my eye out for this one. Crazy to imprison an 11 year old for treason...

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas confesso que me suscitou bastante curiosidade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Parece interessante essa obra, agradeço sua indicação.
    Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. me deixou curiosa pra ler, mas confesso que tenho medo haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha e que bom que valeu a pena não ter desistido da leitura.
    Eu ainda não li nada do Dostoievski, mas comprei recentemente "Noites Brancas" que será a minha primeira experiência lendo ele.

    Beijos
    mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ando apaixonada por clássicos, e já colocando esse em minha lista, adorei demais a sua ressenha

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.