Vozes de Tchernóbil - Svetlana Aleksiévitch

Expectativas foram criadas, e quando isso acontece tudo fica mais complicado...



Basicamente

Um compilado de entrevistas e declarações sobre o acidente nuclear de Chernobyl. Com relatos emocionantes e chocantes sobre tudo que se passou nesse período e depois. 

Dá pra parar de ler?

Olha, eu ouvi muita gente elogiar esse livro e achava mesmo que seria uma leitura que eu não conseguiria largar, mas na realidade nada disso aconteceu. Eu não sabia que era um livro de entrevistas, estava esperando uma história e isso me decepcionou. Portanto, pra mim deu pra parar de ler e tive até que fazer um esforço para continuar lendo, na verdade. 

Mas que surpresa!

Não me surpreendeu para um lado bom, só mesmo essa decepção, mas nada que me fizesse abandonar a leitura. Os relatos são chocantes e entendi e aprendi muita coisa, mas nada foi tão especial como eu esperava. Mas o livro não é ruim, eu que criei muitas expectativas. 

Genial!!!

Era uma história que precisava ser escrita, e só por isso o livro já é necessário. Porém, não ligou o gatilho de genial pra mim. Sinto que ela poderia ter usado as entrevistas e construído uma narrativa pra não ficar tudo tão confuso, mas isso sou eu, e quem sou eu na fila do pão? Svetlana genial, sim!

Eu nunca choro...

E não chorei, mesmo com os relatos sendo absolutamente emocionantes, acho que senti mais revolta e incompreensão do que qualquer outra coisa. 

Quero ler outros livros do autor?

Pelo o que sei as pessoas costumam se apaixonar pelos livros da Svetlana e querem ler todos os que ela lança. Achava que seria assim comigo também, mas não. Não pretendo ler mais nenhuma obra dela, pois são todas nesse mesmo formato que não me agradou muito. 

Conclusão

O livro não é ruim, eu que criei muitas expectativas sobre ele. Acho que o que me decepcionou nem foi a leitura mas o formato que a autora utilizou. Pra mim as entrevistas ficaram confusas e isso acabou por fazer com que a obra não me agradasse como achei que agradaria. Mas é um livro que recomendaria com absoluta certeza. 

10 Comentarios

  1. Naaaaao!! hahahaha Eu confesso que eu também não sabia que o livro era de História Oral quando peguei. Eu imaginava que ia ser uma narrativa mais ou menos ficcional com começo, meio e fim, e meia dúzia de personagens, igual a série da HBO. Porém, eu adorei. Depois desse livro eu passei a gostar mais de História Oral, fui atrás de outras obras desse gênero dessa autora e recentemente fiz uma listinha de outros livros assim de autores norte-americanos. Não li todos da autora, mas meu segundo preferido é O Fim do Homem Soviético. Talvez não seja do seu gosto mesmo esse tipo de literatura. Normal. Não recomendaria vc ler os outros dela, pois são todos desse estilo meeeesmo. Inclusive, depois que eu li O fim do homem soviético, eu li A Guerra não tem rosto de mulher, e achei bem repetitivo. Você já viu a série da HBO? Acho que vc vai gostar mais da série, então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu vi a série e gostei bastante. Mas você falando do Fim do Homem Soviético me deu vontade de ler... hahahahahaha! Você tem resenha desse???

      Excluir
  2. Pena que o livro te decepcionou, é muito chato quando a leitura não agrada, mas gostei de saber da sua opinião bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu não conhecia a serie e também não li o livro,mas gosto de livros que contem historias reais..

    ResponderExcluir
  4. Eu nao conhecia, mas adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas lembro de ter estudado algo sobre o tema no colégio. É complicado criar grandes expectativas e o livro não suprir tudo o que esperávamos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, ainda não conhecia, apenas ouvi falar. Obrigado pela sugestão 👏❤️

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    É bem ruim quando criamos expectativas em cima de uma obra e ela acaba não suprindo nossas expectativas. Se eu começasse a ler e não soubesse que se trata de um livro em formato de entrevista, também iria me sentir assim. Anotei a dica e quem sabe leia no futuro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu li quase a metade do livro e não consegui prosseguir ainda. Tava pensando que era por causa do momento que eu estou, pois livros mais leves são os que eu mais estou gostando no momento.
    Eu achei o início muito bom, consegui ter uma ideia do que as pessoas passaram naqueles dias e sobre a demora em realmente saberem da gravidade do acidente. Achei interessante saber que ainda existem pessoas que moram nas localidades.
    Mas depois fui achando o livro muito chato, e concordo com você sobre ser confuso. Uma pena, pois também tinha expectativas altas.
    Quem sabe algum dia eu consiga terminar de ler...

    ResponderExcluir
  9. Também não tenho o hábito de ler só entrevistas, mas a pessoa falar bem posso ler com gosto
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.