O perigo de estar lúcida - Rosa Montero

 Basicamente

Essa maravilhosa escritora falando sobre a relação da criatividade com as doenças mentais. Ela fala da parte científica e da parte poética sempre dando suas impressões e contando relatos de sua própria história de vida e de outros escritores.



Sinopse para pessoas normais 

Com base na sua experiência pessoal e na leitura de inúmeros livros sobre psicologia, neurociência, literatura e memórias de grandes escritores, pensadores e artistas, Rosa Montero oferece aqui um estudo fascinante sobre as ligações entre criatividade e instabilidade mental. E o faz compartilhando curiosidades surpreendentes sobre como nosso cérebro funciona na hora de criar, decompondo todos os aspectos que influenciam a criação e reunindo-os diante dos olhos do leitor enquanto escreve ― como uma investigadora pronta para combinar peças avulsas para solucionar um caso misterioso. Ensaio e ficção andam de mãos dadas nessa exploração das conexões entre o criar e a loucura. E assim o leitor descobrirá a teoria da "tempestade perfeita" ― aquela que prega que na explosão criativa são postos em cena fatores químicos e situacionais irrepetíveis ― e presenciará o processo de surgimento de ideias de Rosa Montero, desfrutando das vivências da autora, que habitou diretamente, e durante anos, um território nas vizinhanças da loucura. O perigo de estar lúcida fala das "fadas" que nos presenteiam e nos fazem pagar um preço ― muitas vezes alto demais ― por isso. Nós, ditas pessoas "normais", não temos esse custo, mas com frequência corremos o risco de sucumbir ao tédio em vez de morrer de amor. "Como em tudo, a chave está no equilíbrio entre a porcentagem de desapego e de sentimento, em alcançar uma certa harmonia entre o eu que sofre e o eu que controla", afirma a autora deste livro irresistível e cheio de indagações.

Dá para parar de ler?

Eu parei de ler por um bom tempo, mas foi só porque tive que priorizar os livros que peguei na biblioteca. Mas acredito que seja daqueles livros que você precisa dar uma refletida durante a leitura, mas vontade de largar mesmo não dá, não.  

Que surpresa!

Tem surpresa, sim! 

Genial!!!

Não diria que é genial, mas pra mim foi muito satisfatório. A escrita da Rosa Montero é muito boa. Me senti acolhida e ao mesmo tempo instigada. 

Chorei?

Não chorei, mas poderia.

Quero ler outros livros do autor?

Sim!!! Quero muito! Já tenho até outro aqui só esperando pra chegar a vez dele. 


Conclusão 

Esta leitura não é leve, é bastante densa. Aborda amplamente o suicídio de vários autores famosos e todo o sofrimento que enfrentaram em suas vidas, bem como o papel crucial que a escrita desempenhou para eles.

O que mais me cativou neste livro foi a habilidade de Rosa Montero em utilizar a neurociência para explicar o que se passa na mente dessas pessoas atormentadas e, ao mesmo tempo, tão brilhantes.

Se antes eu já via a escrita e a literatura como formas de terapia, agora compreendo mais do que nunca a sua importância na vida de tantas pessoas, sejam elas famosas ou não. A escrita proporciona acolhimento, permitindo-nos expressar tanto nossos tormentos quanto nossas maravilhas.

2 Comentarios

Tecnologia do Blogger.