Noites Brancas - Dostoiévski



Basicamente

Dois jovens se encontram nas noites brancas de São Petersburgo. A história é tão curta que, se disser mais alguma coisa, configuraria spoiler.

Dá para parar de ler?

Impossível! Eu achei que, mesmo sendo apenas um conto, eu iria demorar uns dias para ler, já que me encontro em uma espécie de preguiça literária (que não chega a ser uma ressaca, mas também não é aquela leitura voraz). Mas não dá. A escrita é tão envolvente que ou você lê de uma vez só ou você lê de uma vez só. Não dá tempo de parar, é muito fluído e instigante.

Que surpresa!

Acho que para algumas pessoas o final da história pode ser surpreendente, mas para mim foi meio esperado que não terminasse do jeito que todos imaginariam que terminaria. Ou seja, eu sabia que Dostoiévski não seria óbvio.

Genial!!!

A escrita é realmente genial. Como alguém consegue prender a atenção do leitor dessa forma com uma história tão simples? Simples, não. Ele enriquece tudo e faz a leitura ser surpreendente.

Eu nunca choro...

E não foi dessa vez.

Quero ler outros livros do autor?

Lógico! Ainda vou ler muitos livros de Dostoiévski. Já tenho dois aqui e ainda quero "As Memórias do Subsolo". Qualquer coisa que chegar em minhas mãos do autor será lido, sem dúvidas.

Conclusão (tem spoiler)

No começo, achei que poderia ser alguma história de psicopata, já que tudo se passa à noite e achei um pouco sombrio nas primeiras partes.

Depois passei a me identificar (até demais) com o personagem sonhador. Seu jeito introvertido, a preferência pela fantasia do que pela vida real...

Mas no final, entendi perfeitamente o que aconteceu com Nástienka. A gente não manda no coração, e ela não iria conseguir substituir uma paixão por outra, mesmo que quisesse. Fiquei triste pelo sonhador, mas também fiquei triste por ela, por perder essa amizade que ela realmente amava.

Pode ser que alguns leitores fiquem com raiva, eu imagino. Mas ela foi corajosa por se entregar ao que realmente queria, não se enganar e sofrer em vão.

Já o sonhador, como ele mesmo diz, teve seus momentos de felicidade, que não duraram muito, mas que aconteceram. Eu prefiro imaginar que depois disso ele aprendeu que é mais capaz do que imagina e que no futuro encontrará o grande amor de sua vida.

1 Comentarios

  1. Que resenha interessante, fiquei com vontade de ler o livro e se deliciar nele, passar raiva rs

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.