Quem sabe um dia - Lauren Graham

 



"Franny Banks deu a si mesma três anos para conseguir se estabelecer como atriz. E agora está faltando apenas seis meses para o fim do prazo mas ela não conseguiu grandes avanços. Todas as suas fichas estão depositadas em uma mostra dos alunos do curso de teatro do qual faz parte com diversos agentes presentes. Assim, resta a Franny lutar contra a conta bancária, o cabelo indomável, o tempo e a própria sorte para conseguir aquilo que acredita ser seu por direito." 

Quando um livro é bom? Várias respostas podem ser dadas para essa pergunta, pode ser quando o livro faz você se sentir bem, pode ser quando ele faz você refletir, quando traz informações relevantes... No caso desse livro, na minha opinião, ele ensina uma valiosa lição: Nunca desista dos seus sonhos e siga seus instintos!

Eu peguei esse livro na biblioteca por causa da autora. Sou fã de Gilmore Girls e o fato da atriz que interpreta Lorelai escrever um livro já me entusiasmou muito. Se não fosse por isso definitivamente não daria a menor atenção para essa obra.

Portanto, vou falar um pouco da minha história com a série antes de continuar falando do livro, acredito que todos conhecem a história desse seriado, principalmente se você gosta de ler, mas se não conhece, procure na Netflix porque você não sabe o que está perdendo!


Gilmore Girls


"Série que ganhou popularidade mundial no começo dos anos 2000. Criada por Amy Sherman-Palladino e estrelada por Lauren Graham e Alexis Bledel. Estreou em 5 de outubro de 2000 e terminou em 15 de maio de 2007 e em 2016, a Netflix confirmou o retorno da série, com quatro novos episódios/filmes para TV de 90 minutos de duração que foram disponibilizados para streaming no mesmo ano:  "Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar".

A série conta a história do cotidiano da mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Lorelai "Rory" Leigh Gilmore (Alexis Bledel) que vivem no pequeno povoado fictício de Stars Hollow, em Connecticut, pequena cidade com personagens bem peculiares e localizada cerca de trinta minutos de Hartford. A série explora diversos assuntos como família, amizades, conflitos geracionais e classes sociais.

Gilmore Girls tem como características os diálogos rápidos com poucas pausas, frequentes referências à cultura popular e política, e comentários sociais, manifestados mais claramente no difícil relacionamento de Lorelai com seus pais da alta sociedade Richard Gilmore (Edward Herrmann) e Emily Gilmore (Kelly Bishop)."





Tal mãe, tal filha

Eu comecei a assistir Gilmore Girls quando passava no SBT, minha nossa, era a coisa mais importante do dia, eu dava pulinhos de alegria. Essa é a melhor série que já inventaram, é a série da minha vida!

Eu era adolescente na época, então obviamente me identificava com a Rory, e todos aqueles livros... Essa série tornou os nerds as pessoas mais legais da cidade. Essas garotas eram como eu, gostavam de ler, assistir séries, ouvir bandas alternativas, não comiam nada saudável e trocavam facilmente uma balada por uma noite de pizza e filmes em casa. Maratonas? Gilmore Girls inventaram as maratonas!

Pois bem, com o passar do tempo eu parei de assistir, ou o sbt parou de passar a série, e nunca tive tv por assinatura (eu provavelmente viraria um vegetal na frente do aparelho), então não tinha mais como acompanhar o programa, e acabei esquecendo.

O interessante é que como estou em outro momento de minha vida, agora me identifico muito mais com Lorelai, a mãe! É um modo diferente de assistir a série, um outro olhar, mas também muito divertido.



Sobre o livro

Quando comecei a ler fiquei com um certo medo, de me decepcionar com esse ser humano que eu adoro, e que agora estava se arriscando no mundo da literatura. Ou seja, eu comecei a ler querendo gostar.

Devo admitir que querer não é poder, confesso que no começo o livro não me prendeu muito. Estava achando a narrativa meio estranha, parecia que a tradução não estava muito legal, mas com o tempo fui me acostumando.

Sim, a atriz sabe escrever e existe uma boa história no livro. Acho que ela conseguiu passar bem o que a vida de uma aspirante a atriz, a espera, a incerteza, insegurança de um trabalho desse tipo.

Vi comentários em que pessoas acharam que a protagonista era um pouco insegura, eu acho que não é bem assim, pelo contrário, para alguém que vive uma vida tão instável acho que ela até que segura bem as pontas!


Simples mas emocionante

Você acompanha o cotidiano da protagonista, e a rotina das pessoas pode não ser algo tão atrativo a ponto de se escrever um livro sobre isso. Ainda mais quando a história trata da espera, a espera por um telefonema, por uma resposta, por um trabalho, uma chance. 
No entanto, a Lauren consegue passar uma certa apreensão, uma certa tensão, pois a vida de Franny agora é meio tudo ou nada e cada acontecimento em sua carreira acaba sendo muito emocionante. 
Isso, mesmo em um livro sobre uma história simples, faz com que você queira ler "só mais um capítulo". Ela constrói muito bem o enredo, em nenhum momento você sente que tem algum buraco na trama, tudo flui, e você fica amiga dela e dos amigos dela também.


Engraçado

A Lorelai era muito engraçada, mas não vi essa personagem no livro. Com certeza Lauren usou o conhecimento sobre a vida de atriz e tudo o que os atores passam antes de ficarem famosos, mas não acho que Franny fosse a Lauren, acredito que a personagem acabou ganhando vida própria. 

Mas mesmo assim, a história tem muitos momentos engraçados que me fizeram lembrar da Lorelai. E olha que eu não sou dessas pessoas que ficam gargalhando ao ler um livro, eu sou meio britânica nessas horas e dou no máximo um sorriso. Porém, alguns trechos desse livro me fizeram rir de verdade, a ponto das pessoas perguntarem do que eu estava rindo! 


Uma dica

Se você quiser ter uma leitura mais profunda da obra eu recomendo que leia antes o conto Franny e Zooey de J.D.Salinger. Não é fundamental e nem faz muita diferença se você não ler, mas se sim terá com certeza uma outra visão da obra!

"Em ´Franny e Zooey´, J.D. Salinger apresenta um conto narrado por Buddy, membro da estranha família Glass. A obra mostra acontecimentos importantes nesta família excêntrica."


 #FicaDica


Então é isso! Recomendo essa leitura, você gostando ou não da atriz, do seriado, da Lorelai. O livro é algo mais do que isso. Pra quem vive um sonho, pra quem tem um objetivo e tem medo de não conseguir alcançar tudo que deseja, ele passa uma bela mensagem! 

0 Comentarios

Tecnologia do Blogger.